Consulados de Portugal em Moçambique deixam de emitir vistos Schengen

Medida aplica-se aos casos de dupla nacionalidade. Os vistos deixam de ser emitidos no dia 1 de Maio, sendo que os pedidos terão de entrar até 26 de Abril.

Foto
Maputo, capital de Moçambique. Manuel Roberto

Os consulados-gerais de Portugal em Moçambique, em Maputo e na Beira, aceitam pela última vez na quarta-feira pedidos de visto Schengen para quem tem dupla nacionalidade moçambicana e portuguesa, disse à Lusa fonte oficial.

A norma aplica-se também à dupla nacionalidade moçambicana e de qualquer outro país do espaço Schengen.

Os vistos deixam de ser emitidos a partir de 1 de Maio, mas como o prazo para tramitação pode chegar a 48 horas só podem ser aceites pedidos até ao dia 26", explicou à Lusa o cônsul-geral de Portugal em Maputo, Frederico Silva.

Quem tem dupla nacionalidade e quiser viajar para o espaço Schengen deve ter os respectivos passaportes válidos e apresentá-los em cada um dos países. Há muitos cidadãos que já o fazem, mas ainda há inúmeros outros que preferem deslocar-se a um dos consulados-gerais de Portugal e pedir visto Schengen no passaporte moçambicano.

A medida tem uma raiz histórica. "Até 2004 não era permitida a dupla nacionalidade [em Moçambique], proibição que se mantém em países vizinhos, como a Suazilândia e a Tanzânia, por exemplo", explicou Frederico Silva. No entanto, "em 2004 a Constituição foi revista" e já nada impede um moçambicano de ter outra nacionalidade.

Colocar um visto Schengen num passaporte de Moçambique, para quem também tem a nacionalidade portuguesa, deixou de ser uma medida "necessária", além de já não ser "legalmente admissível à luz da legislação europeia", acrescentou. 

Sem apontar uma estimativa, o cônsul-geral em Maputo disse acreditar que a medida vai abranger um "número significativo" de portugueses. "Daremos o tratamento possível a cidadãos que, por necessidade de viagem, tenham que renovar o passaporte ou cartão de cidadão", sublinhou. 

Frederico Silva realçou que é necessário ter um cartão de cidadão válido para poder pedir ou renovar um passaporte.

Sugerir correcção
Comentar