Confirmados 471 casos de hepatite A em Portugal desde o início do ano

Dados da Direcção-Geral da Saúde mostram que os infectados são, na grande maioria dos casos, homens.

Foto
Rui Gaudêncio

Portugal tem 471 casos confirmados de hepatite A, num total de 493 notificados, desde 1 de Janeiro, de acordo com o balanço mais recente da Direcção-Geral da Saúde (DGS), divulgado nesta quinta-feira.

Segundo os dados da DGS, disponíveis no site daquela entidade, dos 493 casos notificados, a grande maioria (87%) diz respeito a homens e em mais de metade (52%) o contágio deu-se por contacto sexual, tendo em 26% dos casos a doença "sido adquirida por via desconhecida".

A maioria dos casos notificados (70%) ocorreu na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Há um mês, Portugal tinha 435 casos confirmados de hepatite A, num total de 454 notificados desde o início deste ano.

A DGS, tendo em conta o surto de hepatite A, reforçou da vacinação antes dos grandes festivais de Verão e aconselhou a adopção de medidas de prevenção durante estes eventos e, após, a vigilância de sintomas compatíveis com os da hepatite A.

Em Maio, a DGS actualizou a norma sobre a hepatite A e os viajantes deixaram de precisar de submeter o pedido de vacinação à Direcção-Geral da Saúde, bastando ter a prescrição do médico.

Em Abril, com o país em pleno surto de hepatite A, os viajantes com destino a países endémicos para a doença só eram elegíveis para vacinação a título excepcional e o médico prescritor da vacina tinha de contactar previamente a autoridade de saúde.

Esta medida prendeu-se, na altura, com uma necessidade de controlar o stock de vacinas, de modo a que chegassem aos grupos prioritários, como contactos íntimos ou familiares de infectados e homens que têm sexo com homens de forma desprotegida.

No que respeita a estes grupos prioritários continua a não ser necessária qualquer validação da vacina por parte da DGS, sendo a imunização gratuita, a cargo do Serviço Nacional de Saúde.

Segundo a DGS, desde 3 de Abril foram administradas cerca de três mil vacinas, das quais 80% na região de Lisboa e Vale do Tejo, a quase totalidade em contexto de pré-exposição.

Na Unidade Móvel de vacinação (campanha em Lisboa, Bairro Alto e Terreiro do Paço) foram administradas 150 vacinas nos dias 27, 28 e 29 de Abril, 164 nos dias 5 e 6 de Maio e 130 no dia 24 de Junho.

A hepatite A é, geralmente, benigna e a letalidade é inferior 0,6% dos casos. A gravidade da doença aumenta com a idade, a infecção não se torna crónica e dá imunidade para o resto da vida.

Sugerir correcção
Comentar