Concurso do PNL e da Nissan para alunos continua no Facebook

Júri escolheu nove vencedores mas ainda falta um, a ser votado na rede social.

Foto
Exemplares de trabalhos vencedores no Japão DR

O júri do concurso Jovens Autores de Histórias Ilustradas reuniu na tarde desta terça-feira, em Lisboa, e escolheu nove trabalhos entre as quatro dezenas que foram enviados pelas escolas de todo o país. Os vencedores para a melhor história e para a melhor ilustração já foram encontrados. Agora falta conhecer a escolha do público, ou seja, o trabalho mais votado através do Facebook.

Pela primeira vez em Portugal, a Nissan em parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL), o Grupo Leya e o PÚBLICO, lançou o concurso Jovens Autores de Histórias Ilustradas. Esta ideia surgiu inspirada em dois projectos da Nissan no Japão, que existem há 29 anos – os prémios Children's Storybook e Children’s Picture Book. O objectivo é descobrir novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração em Portugal entre os mais novos, os que ainda estão na escola.

O concurso foi lançado em Novembro e o tema foi a Mobilidade Sustentável. O desafio colocado aos alunos do ensino secundário, público e privado, foi o de escrever uma história original e ilustrá-la. Cabia às escolas seleccionar o melhor trabalho e enviá-lo através de correio electrónico. Ao todo foram mais de quatro dezenas de trabalhos, texto e ilustração, que foram avaliados pelo júri constituído por escritores e ilustradores.

Fizeram parte do júri os escritores Alice Vieira e António Torrado, o ilustrador Paulo Buchinho e o artista plástico Eurico Gonçalves representante da Sociedade Nacional de Belas Artes. Votaram ainda os representantes dos parceiros deste projecto: Bárbara Wong, editora do PÚBLICO; Fernando Pinto do Amaral, comissário do PNL; Miguel Pais do Amaral, administrador do Grupo Leya; e Marco Toro, director-geral da Nissan Portugal.

O júri escolheu nove dos dez vencedores que irão fazer uma viagem a Londres, Reino Unido, onde vão conhecer o Centro de Design Europeu da Nissan. O décimo escolhido cabe ao público. Desde o fim de Maio até ao próximo dia 23 é possível ver os trabalhos e votar na comunidade de fãs da Nissan no Facebook.

Os dez trabalhos vencedores serão conhecidos no próximo dia 3 de Julho, numa cerimónia de entrega de prémios na Biblioteca Nacional, em Lisboa.

Os vencedores da melhor história e da melhor ilustração – já escolhidos pelo júri – terão a oportunidade de, além do fim-de-semana em Londres, criar em conjunto uma nova história que será editada em livro. O júri e outras figuras públicas serão convidadas a ler as histórias vencedoras em sessões de leitura pelo país, a partir de Outubro e até Março do próximo ano. A intenção da Nissan é que o concurso volte às escolas no próximo ano lectivo.

 

 

Sugerir correcção
Comentar