Comboio descarrila na Galiza. Maquinista português é um dos quatro mortos

Comboio, com 69 passageiros a bordo, fazia a ligação Vigo-Porto. Maquinista português, um homem com cerca de 45 anos, é uma das vítimas mortais. Teme-se que haja quinta vítima mortal.

Fotogaleria
O comboio acidentado Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
O estado em que ficou o comboio Miguel Riopa/AFP
Fotogaleria
Miguel Riopa/AFP
Fotogaleria
Miguel Riopa/AFP
Fotogaleria
Miguel Riopa/AFP
Fotogaleria
Imagem publicada no Twitter pouco depois do acidente DR

Pelo menos quatro pessoas morreram, incluindo o maquinista português, depois de o comboio Celta, que fazia a ligação Vigo-Porto, ter descarrilado nesta sexta-feira em O Porriño, um concelho da província de Pontevedra, Galiza. O acidente provocou ainda 48 feridos, 13 dos quais já receberam alta. O maquinista português tinha cerca de 45 anos, apurou o PÚBLICO.

O presidente da CP, Manuel Queiró, esclareceu, na estação ferroviária de O Porriño, que as quatro vítimas mortais do acidente desta manhã são o maquinista português, dois funcionários da Renfe, supostamente espanhóis, e um turista norte-americano. Posteriormente, confirmou-se que houvera um engano por parte de Manuel Queiró e que uma das vítimas espanholas não era funcionário da Renfe, mas um galego de 23 anos, que estudava para ser maquinista. Entre os feridos há pelo menos três portugueses.

Manuel Queiró não quis confirmar se alguma das vítimas mortais teria sido apanhada pelo descarrilamento do comboio, encontrando-se, na altura, na linha, mas admitiu que além do revisor (uma das vítimas mortais) não haveria mais funcionários da Renfe a bordo, pelo que essa hipótese não foi afastada, uma vez que há um segundo funcionário morto.

O responsável afirmou ainda que a família do maquinista, e o sindicato a que este pertencia, foram informados, estando a primeira a receber apoio psicológico. 

Junto à estação de O Porriño, na Galiza, onde o comboio rápido Celta, com destino ao Porto, descarrilou, os serviços de socorro já retirararam o corpo do maquinista, havendo ainda dúvidas sobre a existência de uma quinta vítima a bordo.

A grua para retirar o comboio já está a posicionar-se. Se existir uma quinta vítima mortal, o que ainda não foi confirmado, poderá estar por baixo do comboio.

Causas por apurar

O comboio descarrilado é bem visível do café da estação onde, à hora do acidente, Ramon Gonzalez trabalhava como de costume. Ouviu o que aconteceu antes de ver, conforme disse ao PÚBLICO: "Ouvi um estrondo enorme, saí à plataforma e vi primeiro muita poeira. Depois, o pó levantou e vi o comboio tombado", diz.

Ramon diz que ninguém saiu do comboio até começarem a chegar os serviços de emergência - 12 minutos depois do embate, segundo o presidente da Junta Autónoma da Galiza, Alberto Núñez Feijóo.

Os feridos receberam os primeiros-socorros no café de Ramon, mas à hora do almoço já não havia vestígios dessa azáfama, acumulando-se apenas embalagens de garrafas de água no chão, para servirem os bombeiros.

Eva García de la Torre, alcaide de O Porriño, explicou ao PÚBLICO que a bordo do Celta seguia um grupo de turistas em direcção ao aeroporto do Porto, pelo que entre os 48 feridos há pessoas de várias nacionalidades, incluindo portugueses, norte-americanos, coreanos e italianos. 

Foto
Nelson Garrido

Alberto Núñez Feijóo disse que também já falou com o rei de Espanha pelo telefone, que o questionou sobre a existência de vítimas portuguesas e enviou as condolências.

As causas do acidente ainda estão por apurar, mas a primeira das três carruagens da automotora descarrilou e terá embatido numa passagem superior (ponte sobre a via férrea) vindo a parar num poste de alta tensão a escassas dezenas de metros da estação, na qual não efectuava paragem. Ramon Gonzalez disse que, pela hora, julgou que o comboio fosse o que se dirigia a Valença, só ao perceber que era o Celta é que entendeu que ele não viesse com a baixa velocidade de quem iria parar já ali à frente. Abatido, vai servindo cafés a quem chega. "Havia gente muito mal. Não me recordo de algo assim", disse.

A campanha para as eleições autonómicas, agendadas para 25 de Setembro, foi suspensa.

O ministro do Fomento espanhol, Rafael Catalá, afirmou que a linha está em obras, para trabalhos de manutenção. A zona onde ocorreu o acidente era mais ou menos o local onde o comboio deveria mudar para uma via secundária, por causa das obras.

O governante considerou que ainda é muito cedo para saber quais foram as causas do acidente. “Temos de averiguar se houve algum erro técnico, humano ou de procedimentos. Seria irresponsável especular sem uma informação séria”, disse Rafael Catalá, garantindo que o comboio estava em perfeitas condições.

“Em Maio, o comboio teve uma inspecção rigorosíssima e estava em perfeito estado de funcionamento. Da mesma forma, o maquinista tinha todas as certificações de formação e todos os requisitos adequados para esta viagem”, acrescentou o ministro, acrescentando que já está formado um grupo de investigação com elementos de Portugal e Espanha. 

Acompanhado do presidente da Renfe, Manuel Queiró frisou que o comboio é "propriedade das duas empresas e que o facto de o material ser espanhol não altera nada", garantindo que o mesmo estava "em perfeitas condições", tendo sido alvo de inspecção em Espanha recentemente e em Portugal "há dias".

Manuel Queiró recusou-se a adiantar eventuais causas do descarrilamento, dizendo que o desvio necessário por causa das obras na via "estava previsto".

Uma parceria luso-espanhola

O comboio, que segundo a CP levava 69 passageiros a bordo, estabelecia a ligação entre a cidade espanhola de Vigo e o Porto. 

O acidente ocorreu à entrada da estação de Porriño pelas 9h20 (8h20 em Portugal continental). A composição descarrilou depois de passar umas agulhas e embateu num poste. 

Trata-se do comboio Celta que faz duas vezes por dia a ligação Porto-Vigo. O comboio acidentado tinha saído de Vigo às 9h02 (8h02, hora de Portugal continental) e deveria ter chegado a Campanhã às 10h18 (hora de Portugal).

Esta ligação é explorada em simultâneo pela CP e pela Renfe, sendo que os comboios podem ser conduzidos nos dois lados da fronteira por maquinistas portugueses e espanhóis.

A composição era uma automotora espanhola da série 592, vulgarmente conhecida em Espanha por “camellos” devido às caixas do ar condicionado no tecto se parecerem com bossas, que estava alugada à CP.

O ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, confirmou que o comboio em causa era propriedade da Renfe e que tinha recebido a garantia, por parte do seu homólogo, o ministro do Fomento espanhol, que “o comboio estava apto para circular e que tinha todas as revisões periódicas em dia”.

As dúvidas foram levantadas pelo facto de ser uma composição com mais de 30 anos, e pelo facto de as declarações do presidente da CP terem dado a entender que era um comboio português. “Trata-se de um serviço transfronteiriço, diário, é normal que haja esta complementaridade. O material circulante era espanhol, mas o serviço estava a ser operacionalizado pela CP”, afirmou Pedro Marques.

O ministro informou que o gabinete de investigação de acidentes ferroviários português já se colocou ao dispor das autoridades espanholas que irão conduzir o inquérito, uma vez que “o acidente se deu em território espanhol”.

Dado tratar-se de uma relação luso-espanhola, o CIAF – Investigación e Accidentes Ferroviarios, que está a procurar as causas do acidente, tem mantido contactos com o organismo homólogo português GISAF (Gabinete de Investigação de Segurança e de Acidentes Ferroviários).

O que pode explicar este acidente de comboio?

A Adif, a entidade espanhola que gere as estruturas ferroviárias, já anunciou que abriu uma investigação para determinar as causas do acidente. 

A Renfe criou uma linha de apoio aos familiares das vítimas (900 10 10 20) e foram criados centros de atendimento médico e psicológico, tanto no local do acidente como na estação de Vigo. com Lusa

Sugerir correcção
Ler 11 comentários