Cimpor nega responsabilidades nos maus cheiros em Vila Franca de Xira

Moradores queixaram-se da existência de maus cheiros e de um fumo amarelo, ao qual atribuíram à laboração da empresa de cimento.

Foto
Reuters/JOSE MANUEL RIBEIRO

A Cimpor negou esta terça-feira à noite ter qualquer responsabilidade nos maus cheiros que têm afectado a localidade de Alhandra, concelho de Vila Franca de Xira, após críticas dos moradores e da autarquia à laboração da fábrica.

Esta tarde, em declarações à agência Lusa, o presidente da junta de freguesia de Alhandra, Mário Cantiga, e alguns moradores queixaram-se à agência Lusa da existência de maus cheiros e de um fumo amarelo, ao qual atribuíram à laboração da empresa de cimento Cimpor. O presidente da junta de freguesia de Alhandra referiu que na sequência das queixas dos moradores enviou um ofício às entidades que tutelam as questões ambientais.

Entretanto, num esclarecimento enviado à agência Lusa, fonte da cimenteira Cimpor negou que os cheiros sentidos pelos moradores estejam "relacionados com o seu processo de produção de cimento". "Os gases emitidos pelas chaminés dos fornos são monitorizados em contínuo, através de analisadores calibrados por entidades acreditadas e os resultados dessa monitorização são enviados às entidades oficiais", refere a nota enviada à Lusa, na qual é acrescentado que "todos os valores registados são significativamente inferiores aos limites definidos na legislação".

Em Julho do ano passado, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a junta de freguesia de Alhandra tinham-se queixado no parlamento do aumento do nível de partículas de poeiras no ar e dos maus cheiros constantes, solicitando na ocasião uma vistoria ao sistema de limpeza.

Sugerir correcção
Comentar