CDS-PP lamenta reversões na educação perante bons resultados da "exigência"

Deputada Ana Rita Bessa elogiou o "esforço concertado no sentido da exigência: reflectido nos currículos, na avaliação de professores e na avaliação externa no final dos ciclos".

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Fábio Augusto

A deputada do CDS-PP Ana Rita Bessa lamentou esta terça-feira que o Governo socialista "tenha feito tábua rasa do trabalho das comunidades educativas" e a "exigência" ao reverter várias medidas do executivo PSD/CDS na área da educação.

A democrata-cristã comentava, nos passos perdidos do Parlamento, o relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, na sigla em inglês), estudo internacional que avalia os conhecimentos dos alunos de 15 anos em matemática, leitura e ciências.

"Vimos lamentar profundamente que este Governo não tenha atendido a estes resultados e, de forma apressada, sem fundamento e com base em simples preconceito e reactividade, tenha revertido muitas das políticas que trazem hoje estes resultados a público".

Ana Rita Bessa elogiou o "esforço concertado no sentido da exigência: reflectido nos currículos, na avaliação de professores e na avaliação externa no final dos ciclos".

"Parabéns aos alunos, professores e comunidades educativas por estes muito bons resultados, que provam que os alunos sabem mais e aplicar melhor o que aprenderam. Os resultados não só são bons em termos médios para Português, Matemática e Ciências, mas também melhoraram para outros grupos, quer o grupo de alunos com melhor desempenho, quer, essencialmente, o grupo de alunos com pior desempenho, o que significa que houve promoção da equidade no nosso sistema", disse.

O PISA, promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), é coordenado em Portugal pelo IAVE - Instituto de Avaliação Educativa e, no relatório divulgado nesta terça-feira, os alunos portugueses conseguiram pela primeira vez resultados "significativamente superiores" à média da OCDE em ciências e leitura.

O principal domínio avaliado nesta edição foi a literacia científica, em que Portugal mais se destacou, ao obter uma classificação de 501 pontos (superando os 459 pontos no ano 2000, 468 em 2003, 474 pontos em 2006, 493 pontos em 2009 e 489 em 2012), numa escala de zero a 1000.

Além dos 501 pontos em literacia científica, os alunos portugueses conseguiram atingir 498 pontos em leitura e 492 pontos em matemática. 

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