Cheias em Águeda e cortes nas linhas de comboio do Norte e Beira Alta

Aumenta para dez o número de distritos em aviso laranja. E para domingo prevê-se agitação marítima ainda mais forte, com sete distritos sob aviso vermelho.

Fotogaleria
Cheias em Águeda na sexta-feira à noite Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Queda de um muro que danificou carros no Porto nFactos/Fernando Veludo
Fotogaleria
nFactos/Fernando Veludo
Fotogaleria
nFactos/Fernando Veludo

Pessoas acamadas em duas ruas de Águeda tiveram de recorrer à Protecção Civil para almoçar. O nível da água alcança os dois metros. Os Bombeiros Voluntários estão a transportar de barco quem lhes leva comida e medicamentos. A informação foi dada ao PÚBLICO pelo adjunto do comando de serviço Brites, que se encontra no local. A sua esperança era a baixa mar, prevista para as 13h.

As inundações em Águeda são a face mais visível do mau tempo que assola Portugal neste sábado e que obrigou já à suspensão da circulação ferroviária nas linhas da Beira Alta, no concelho Mortágua (distrito de Viseu) e do Norte, em Estarreja (distrito de Aveiro). A linha do Douro no concelho de Baião (distrito do Porto) também esteve cortada, mas a circulação já foi reposta.

A Protecção Civil de Águeda tinha aconselhado as pessoas a não saírem de casa este sábado de manhã e a evitarem a zona baixa da cidade. A situação tinha acalmado, por força da melhoria das condições atmosféricas verificadas no final do dia de sexta, mas o rio tornou a subir devido à chuva persistente no Caramulo.

Foto
Imagem das inundações em Águeda na sexta-feira à noite Adriano Miranda

"Aconselho as pessoas a que só saiam de casa de for absolutamente necessário, até a situação acalmar, e sobretudo que não vão para a baixa da cidade porque as condições de circulação vão estar bastante difíceis”, disse na manhã deste sábado à Lusa Jorge Almeida, O vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, que está a coordenar no terreno as operações da Protecção Civil.

Ao início da manhã, o autarca estava preocupado com uma “massa de água bastante grande” já a “caminho, desde o Caramulo, através do rio Águeda e dos seus afluentes”. Era difícil saber qual iria ser a “cota máxima, apesar dos instrumentos de medição, que têm um intervalo de cerca de uma hora”.

À hora do almoço, na Rua Vasco da Gama e a Rua Manuel Pinto a água já atingia os dois metros. E era a quem lá vive acamado que era preciso fazer chegar familiares e equipas de apoio domiciliário. Já na sexta-feira os bombeiros andaram de barco a ajudar pessoas que pretendiam sair ou entrar em casa nas zonas inundadas.

Foto
Imagem das cheias em Águeda na sexta-feira à noite Adriano Miranda

Ao contrário do previsto, não houve cheias no Douro na madrugada deste sábado. Apenas a queda de dois muros na Ilha da Bela Vista, no Porto. Um deles provocou estragos em várias viaturas que se encontravam estacionadas numa garagem.

Foto
A queda de um muro danificou carros no Porto nFactos/Fernando Veludo

Ao início da manhã deste sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aumentou para dez o número de distritos sob aviso meteorológico laranja, mais seis do que no final do dia de sexta-feira. Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja e Coimbra constam agora também da lista de aviso meteorológicos de chuva intensa e forte agitação marítima, juntando-se a Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga. Nesses dez distritos, o IPMA espera ondas com cinco a sete metros, mas que durante o dia de hoje podem vir a atingir dez a 12 metros de altura máxima, e chuva persistente e por vezes forte.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado. Devido ao vento, que pode atingir rajadas entre os 85 e os 110 quilómetros/hora nas terras altas, muitos distritos do país estão também sob aviso amarelo, o terceiro menos grave de uma escala de quatro, indicando uma “situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica”. Nos distritos do Porto, Aveiro e Braga poderá ocorrer queda de neve acima dos 600 metros.

A circulação de comboios continua muito restringida, tendo a CP optado por suspender a venda de bilhetes para comboios que circulam na linha do Norte e da Beira Alta, que foram encerradas. Na linha do Douro, já se circula, mas com restrições de velocidade.

Para domingo, o IPMA ainda se prevê uma agitação marítima maior e sete distritos vão estar sob aviso vermelho entre domingo e segunda-feira, com ondas que podem atingir os 14 metros: Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga. Este aviso é válido para entre as 12h de domingo e as 11h59 de segunda-feira.

A Autoridade Nacional da Protecção Civil registou, até às 11h deste sábado, 152 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria cheias, inundações e deslizamentos de terras, e ainda a suspensão de comboios em três linhas ferroviárias do país. Num balanço feito pela Lusa, Aveiro, com 29 ocorrências, foi o distrito mais fustigado pelo mau tempo, seguindo-se Braga (27 ocorrências), Coimbra (24) e o Porto (23).

Sugerir correcção
Comentar