Catarina Gomes vence prémio literário da Câmara da Amadora

Quem foi o filho que António deixou na guerra foi a reportagem premiada da jornalista do PÚBLICO.

Fotogaleria
Catarina Gomes (à direita) na redacção do PÚBLICO em Lisboa Daniel Rocha
Fotogaleria
A reportagem vencedora conta a história de António Bento Manuel Roberto

Catarina Gomes, jornalista do PÚBLICO, foi a vencedora da 19.ª edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves, atribuído pela Câmara Municipal da Amadora.

O prémio ficou a dever-se ao trabalho Quem foi o filho que António deixou na guerra, que conta a história da vida de um “furriel português que foi viver para a sanzala e que foi feliz na guerra. E de um filho angolano que sempre viveu incompleto”. O trabalho foi publicado no dia 21 de Junho de 2015, tendo já valido à jornalista do PÚBLICO o Prémio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha 2015.

O júri do Prémio Literário Orlando Gonçalves atribuiu ainda uma Menção Honrosa à jornalista Lavínia Leal, autora de Fuga para a vida, uma reportagem exibida a 20 de Junho de 2015, no programa Linha da Frente da RTP1, numa altura em que o mundo despertava para a crise dos refugiados na Europa.

A sessão pública de entrega dos galardões decorrerá dia 10 de Setembro, no recinto da Festa do Livro, que decorre entre os dias 8 e 11 de Setembro, no jardim da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, no âmbito das comemorações do 37.º aniversário do município da Amadora.

Sugerir correcção
Comentar