Caso de Aguiar da Beira: ministra da Justiça, PJ e GNR negam descoordenação

O homem em fuga é suspeito de ter assassinado, na semana passada, um militar e um civil, em Aguiar da Beira, distrito da Guarda. “Não há nenhum problema de descoordenação”, diz Francisca Van Dunem.

Foto
Operação da GNR, no domingo, em Vila Real, à procura do fugitivo HS Hugo Santos

A ministra da Justiça, o director nacional da Polícia Judiciária e o comandante operacional da GNR negaram nesta quinta-feira qualquer descoordenação das forças envolvidas na operação para capturar o alegado homicida de Aguiar da Beira.

“Não há nenhum problema de descoordenação no que diz respeito a essa operação”, disse a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações aos jornalistas, no final da cerimónia do 71.º aniversário da Polícia Judiciária (PJ).

Esta garantia foi subscrita pelo director nacional da PJ, Almeida Rodrigues, pelo comandante operacional da GNR, Rui Moura, e pela secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, que sublinhou terem sido accionados, desde o início, “mecanismos de articulação e cooperação”.

“Essa articulação é real, concreta e diária”, assegurou Helena Fazenda, a propósito da operação para localizar e deter o suspeito e fugitivo.

O homem procurado é suspeito de ter assassinado um militar e um civil, em Aguiar da Beira, distrito da Guarda, além de ter causado ferimentos a outras duas pessoas, uma delas também militar da GNR, e tem sido procurado pela GNR e pela Polícia Judiciária desde o dia 11, data dos primeiros acontecimentos.

Na fuga, o homem terá sido já localizado em Arouca, distrito de Aveiro, de onde será natural, e na zona de São Pedro do Sul, onde um militar da GNR se terá baleado a si próprio.

No domingo, uma patrulha da GNR também terá localizado o suspeito, em Vila Real, mas o homem acabou por conseguir fugir novamente.

Na segunda-feira, ao final da tarde, junto à aldeia de Carro Queimado, foi encontrada a viatura que terá roubado em Arouca para se deslocar até Vila Real.

Em Arouca, o homem terá sequestrado duas pessoas, causando-lhes igualmente alguns ferimentos.

Sugerir correcção
Comentar