Caretos, cabeçudos e geringonças ao som de samba saem à rua para festejar Carnaval

Um pouco por todo o país há corsos carnavalescos nas ruas.

Fotogaleria
Preparativos em Torres Vedras Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Preparativos em Torres Vedras Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Preparativos em Torres Vedras Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Preparativos em Torres Vedras Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Preparativos em Torres Vedras Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Preparativos em Famalicão Nelson Garrido
Fotogaleria
Preparativos em Famalicão Nelson Garrido
Fotogaleria
Desfile de domingo em Ovar LUSA/PAULO NOVAIS
Fotogaleria
Desfile de domingo em Ovar LUSA/PAULO NOVAIS
Fotogaleria
Desfile de domingo no Funchal LUSA/HOMEM DE GOUVEIA
Fotogaleria
Desfile de domingo no Funchal LUSA/HOMEM DE GOUVEIA

Caretos, cabeçudos e geringonças que se movimentam com dificuldade ao som de samba desfilam nesta terça-feira à tarde para festejar o Carnaval em todo o país, num dia em que se espera chuva ou aguaceiros, principalmente a Norte.

De acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), nesta terça-feira o céu estará geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros, que serão fracos a Sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Independentemente do tempo, é esperado que milhares de portugueses saiam à rua para festejar o Carnaval, com corsos e festas organizadas em mais de 40 municípios.

Arcos de Valdevez apresenta o autoproclamado “Maior Corso de Carnaval do Norte de Portugal”, a partir das 15h30, no Campo Transladário, em Ovar, o Grande Corso Carnavalesco percorre a Avenida Sá Carneiro e, em Alcobaça, a Tarde de Carnaval decorre numa tenda em frente ao Mosteiro.

Em Vila Nova de Famalicão, há desfile nas ruas de Landim, entre as 15h e as 18h, e cortejo do Largos dos Reis a Valdossos, na freguesia de Fradelos, onde se realiza a Queima do Galheiro, pelas 22h.

Os ancestrais Caretos de Podence, em Macedo de Cavaleiros, emblemáticos mascarados do Carnaval Transmontano que esperam em breve candidatar-se a Património da Humanidade, andam à solta a partir das 15h, com desfile de marafonas e animação de rua, que termina com a queima do entrudo, pelas 18h.

Pelo Entrudo de Lazarim, em Lamego, passeiam Caretos - máscaras de madeira feitas por artesãos locais -, e em Cabanas de Viriato (Carregal do Sal) faz-se a “Dança dos Cus”, uma tradição com mais de 100 anos, onde o objectivo é ir chocando de costas com o parceiro mais próximo, com prémios para os melhores trajes.

Na Mealhada, o corso carnavalesco luso-brasileiro parte às 15h do Sambódromo Luís Marques, a que se segue música e grupos de pagode.

No Sabugal, o dia começa com uma matança do porco, segue-se animação de rua e largada de touros na Aldeia do Bispo e desfiles de Carnaval em Águas Belas e em Santo Estevão.

Em Linhaceira, Tomar, o corso começa às 16h, mas às 15h está prevista uma “Grandiosa Porcalhada”, momento em que se larga um porco num espaço enlameado até que seja capturado por voluntários.

O Corso Diurno, com carros alegóricos, grupos de mascarados e o Tó'Candar, desfila a partir das 14h30 pelo centro de Torres Vedras, com uma ‘geringonça’ política com dificuldades de movimentação, sob o tema “brinquedos e brincadeiras”.

Em Sesimbra, desfilam as Escolas de Samba e Grupos de Axé e realizam-se as tradicionais Cavalhadas - homens a cavalo, de bicicleta ou de mota, demonstram a sua perícia - e as Cegadas – cantigas de escárnio e de maldizer por homens acompanhados à guitarra.

Em Elvas, o Grande Corso Internacional conta com a participação de carros alegóricos do concelho, de Olivença e de Badajoz.

Em Loulé, o corso, com 14 carros alegóricos e 700 figurantes, é inspirado no tema "Os descobrimentos - A grande geringonça", com os carros forrados a flores de papel de seda a passar em revista os principais momentos do último ano a nível nacional e internacional em forma de sátira.

Nos Açores, em Ponta Delgada, vai realizar-se a tradicional Batalha das Limas, na Avenida Infante Dom Henrique e em Angra do Heroísmo há Bailinhos e Danças de Carnaval às 17h no Teatro Angrense.

No Funchal, o Cortejo Trapalhão parte às 16h da Avenida Francisco Sá Carneiro até à Praça da Autonomia, mas antes há um ‘atelier’ de pinturas faciais para crianças, espetáculos de magia e um concerto-baile de Carnaval.

Sugerir correcção
Comentar