Canis públicos abateram quase 9500 cães e gatos em 2016

Um terço dos animais que chegaram aos centros de recolha foi eutanasiado no último ano, avança o JN. A proibição do abate entra em vigor a partir de 2018, mas muitos municípios não estão ainda preparados.

Foto
Em Portugal existem 63 centros de recolha de animais de companhia Ricardo Silva

Cerca de um terço dos cães e gatos acolhidos durante o último ano nos centros de recolha oficial (CRO) foram eutanasiados. Dos 28.555 animais recolhidos, 9462 foram eutanasiados, dizem os números da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), citados pelo Jornal de Notícias esta quarta-feira. Ainda assim, este número representa uma diminuição de 6% em relação a 2015, quando foram abatidos 12.073 cães e gatos.

A partir de 2018 será proibido abater animais de companhia como forma de controlo de população, pelo que os municípios se devem preparar, apostando na esterilização e campanhas de adopção.

Se o número de eutanasiados diminuiu durante o último ano, os dados nacionais mostram também uma descida no número de adopções. Em 2015 foram adoptados 12.567 cães e gatos, enquanto no último ano apenas 10.438 animais de companhia foram acolhidos em lares.

Para André Silva, os números divulgados pela Direcção-geral de Alimentação e Veterinária "não espelham a realidade". Em declarações ao JN, o deputado do partido PAN (Pessoas-Animais-Natureza) estima que o número de anaimais abatidos é muito mais elevado, alegando que os municípios nem sempre dão conta dos números reais.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários