Câmara de Amarante e Governo acordam meio milhão para remodelar EB 2,3 da cidade

O valor do financiamento garantido por fundos comunitários é de meios milhão de euros.

Foto
Paulo Pimenta

A Câmara de Amarante e o Ministério da Educação acordaram uma verba de 500.000 euros para avançar com a primeira fase da modernização da EB 2,3 da cidade que vai incidir nas coberturas e na caixilharia.

"É um investimento importante, mas a requalificação implicará outros montantes que não os que constam do protocolo", explicou o presidente da Câmara, José Luís Gaspar, referindo-se ao contrato celebrado na terça-feira, em Mondim de Basto, com o Governo.

O presidente disse à Lusa tratar-se de uma "intervenção prioritária" que vai possibilitar qualificar aquele equipamento, conferindo-lhe melhores condições de ensino.

O valor do financiamento garantido por fundos comunitários é de meios milhão de euros, cabendo ao Município entrar com 7,5% da contrapartida nacional. A autarquia vai, ainda, suportar o encargo da realização do projecto de arquitectura que também comportará as fases seguintes.

"É o início. Creio que outras obras vão seguir-se e iremos, em concertação com o Governo, continuar a dotar o parque escolar de melhores condições", afirmou.

A primeira fase dos trabalhos está agendada para 2017.

Amarante foi um dos 23 municípios do norte do país contemplados pelo programa lançado pelo Governo, articulado com as autarquias locais, que permitirá requalificar, neste pacote, 25 escolas da região, num investimento de 46 milhões.

A nível nacional o investimento é de 200 milhões de euros, abrangendo mais de sete dezenas de autarquias.

Sugerir correcção
Comentar