Calor em Julho supera os valores médios. Fins-de-semana têm sido os mais quentes

Neste mês, mais de um terço do país viveu mais de dez dias com temperaturas acima dos 30 graus.

Foto
Tomar foi a recordista de Julho com os termómetros a chegarem aos 42.8º Miguel Manso (arquivo)

A vila de Mora, no distrito de Évora, registou só este mês três dias com temperaturas de 42 graus Celsius ou mais (dias 3, 17 e 24). A vila é a que mais se repete numa lista divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que identifica os 11 dias mais quentes do mês, com temperaturas máximas iguais ou superiores a 42º. A lista é novamente encabeçada por Tomar, no distrito de Santarém, onde os termómetros chegaram aos 42.8º.

Seguem-se Elvas, no distrito de Portalegre, Portel (Évora) e Pinhão, em Vila Real, onde no dia 17 os termómetros dispararam e registaram-se nestes locais temperaturas acima dos 42 graus.

O relatório do IPMA sobre o tempo quente deste mês, em Portugal continental, dá conta de que a temperatura máxima em Julho tem sido “muito superior” aos valores médios. A temperatura mínima também tem registado valores “superiores” ao normal.

Destaque para os dias de 4 a 10, 15 e 20 e dias 23 e 24, que coincidiram com fins-de-semana e registaram as temperaturas mais elevadas. Nos últimos dois fins-de-semana, nos dias 15 a 17 e 23 e 24, mais de 90% do território teve temperaturas máximas de 30 graus Celsius ou mais. Mais de 60% chegou mesmo aos 35.

Nestes mesmos dias, as noites foram “tropicais”, segundo o IPMA, que verificou a existência de temperaturas mínimas acima dos 20 graus. Noites como estas foram mais frequentes no interior centro, na região de Lisboa e no sotavento algarvio (zona oriental). Segundo o IPMA, os dias em que o calor se fez sentir de noite e de dia “podem ter originado desconforto térmico com impactos mais significativos na população mais vulnerável”.

Mínimas acima da média

O instituto conclui que 30% das estações meteorológicas em Portugal continental registaram mais de cinco dias consecutivos com temperatura máxima diária igual ou superior a 35 graus. Viveram-se também mais de dez dias em que mais de terço (38%) daquelas estações registou temperaturas máximas diárias iguais ou superiores a 30 graus.

Há ainda dez estações, no Douro, Ribatejo e Alto Alentejo, em que os termómetros rondaram os 42 graus e em mais de um quarto das estações do continente houve pelo menos um dia com 40 graus de máxima.

Os valores das temperaturas mínimas também são destacados, uma vez que as regiões de Portalegre, Castelo Branco e Lisboa chegaram a registar valores superiores a 24 graus.

Sugerir correcção
Comentar