Banco Alimentar recolheu 1921 toneladas de alimentos no fim-de-semana

Número de alimentos doados desceu, o que Isabel Jonet justifica com a “ponte” deste fim-de-semana.

Foto
A campanha deste fim-de-semana mobilizou mais de 40 mil voluntários Paulo Pimenta (arquivo)

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 1921 toneladas de géneros alimentares durante o fim-de-semana, numa campanha que envolveu 2015 superfícies comerciais de todo o país e mais de 40 mil voluntários.

A campanha deste fim-de-semana conseguiu menos 8% dos alimentos recolhidos em Maio do ano passado, algo que a presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares contra a Fome justifica com o menor fluxo de clientes das lojas "por ter sido um fim-de-semana de ‘ponte’", devido ao feriado da passada quinta-feira.

Tendo em conta esta condicionante, Isabel Jonet considera os resultados da campanha muito positivos, segundo explicou à agência Lusa. O volume de alimentos recolhidos foi também inferior ao da campanha de Novembro, quando foram doadas 2270 toneladas.

Os alimentos vão agora ser distribuídos por 2360 instituições de solidariedade social, abrangendo mais de 436 mil pessoas, segundo um comunicado da instituição.

A campanha prolonga-se até 5 de Junho através da modalidade "Ajuda Vale", adaptada a estabelecimentos de menor dimensão, e no portal de doação online www.alimentestaideia.net.

O Banco Alimentar de Lisboa celebra este ano 25 anos de existência, coincidindo com o Ano contra o Desperdício Alimentar, proclamado pela Assembleia da República.

Sugerir correcção
Comentar