Aviso vermelho em Lisboa e Leiria por previsões de ondas de 7,5 metros

Foto
As ondas na costa de Jeju, uma pequena ilha da Coreia do Sul Foto: Reuters/Kim Ho-cheon/Yonhap

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a linha costeira dos distritos de Lisboa e de Leiria sob aviso vermelho devido a previsões de ondas que podem atingir os 7,5 metros nesta terça-feira.

De acordo com as informações disponíveis na página na Internet do IPMA, entre as 10h e as 14h desta terça-feira as ondas na costa destes dois distritos podem atingir os 7,5 metros de altura, o que levou a accionar o aviso mais grave, previsto para situações meteorológicas de risco extremo, sendo aconselhável seguir as orientações da Protecção Civil.

Outros 15 distritos, sobretudo no norte e centro de Portugal continental, estão sob aviso laranja devido a previsões de vento, chuva, queda de neve e agitação marítima forte.

Os distritos de Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro estão sob aviso amarelo, o menos grave da escala, por previsões de chuva e vento com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros por hora.

Nas regiões autónomas, apenas o arquipélago da Madeira tem avisos amarelos activos, até às 8h de dia 26, para a Costa Norte da Madeira e para a ilha de Porto Santo, por previsões de agitação marítima e de ondas que podem atingir os cinco metros de altura.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu o alerta amarelo para todos os distritos do continente entre as 8h de hoje e as 20h do dia de Natal devido à previsão de mau tempo.

"Face à presente previsão, a ANPC eleva o Estado de Alerta Especial, no nível amarelo, do Sistema Integrado de Operações de Socorro para o Dispositivo Integrado de Operações de Protecção e Socorro para todos os distritos entre as 8h de 24 de Sezembro e as 20h de 25 de Dezembro", lê-se num aviso à população.

A elevação do estado de alerta para o nível amarelo "pressupõe um incremento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de acções preparatórias para eventuais intervenções".

Para hoje, o IPMA prevê uma subida da temperatura, sobretudo da mínima, céu geralmente muito nublado e períodos de chuva, por vezes forte, passando a aguaceiros, que poderão ser fortes e de granizo, a partir do final da tarde nas regiões norte e centro. Prevê-se ainda queda de neve, a partir do final da tarde, acima dos 1500 metros, e acima dos mil metros ao final do dia.

O IPMA refere ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoada, e ventos fortes com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros por hora a norte do Cabo Espichel.

Sugerir correcção
Comentar