Avaliações na escola, no desporto e na política

Plural de “prova”, que se entende como sinónimo de “exame”. Cerca de 210 mil alunos do 4.º e 6.º ano prestaram nesta semana “provas” a Português e a Matemática. A primeira, na segunda-feira, “foi um alívio” para os mais velhos (10-12 anos) porque avaliou pouco a gramática. Já a de quarta-feira levou alguns miúdos a falar em “perguntas traiçoeiras”. Por vezes, a “prova” maior é perceber o Português da Matemática. Ou seja, conseguir interpretar a pergunta.

“Prova escrita”, diz o dicionário, é uma “prova que o examinado faz respondendo por escrito a um questionário que lhe foi apresentado”. Nem sempre corre como se espera. E o resultado ainda menos.

“Dar provas” quer dizer “mostrar”, “evidenciar. Frase exemplificativa: “Ele já deu provas de ser um bom jogador.” Também no desporto, nem sempre a “prova” (igual a “desafio”) corre como se espera. E o resultado ainda menos.

À data de fecho da Revista 2 (quinta-feira, dia 22), não se podia saber quem iria “provar” ser o melhor na final da Liga dos Campeões disputada em Lisboa: Real Madrid ou Atlético de Madrid. Falamos de futebol, claro.

“À prova” estiveram igualmente as forças de segurança portuguesas.

Também existe a “prova de fogo”, que é “a mais exigente, a que leva alguém ao limite”.

Hoje, “põe-se à prova” a União Europeia. O mesmo é dizer que se “testa a sua qualidade”.

Nem sempre corre como se espera. E o resultado ainda menos.

Sugerir correcção
Comentar