Autor de agressões de Gondomar indiciado por homicídio qualificado

Jovem de 16 anos ficou em prisão preventiva.

Foto
Fernando Veludo/NFactos

O Tribunal de Instrução Criminal do Porto (TIC) indiciou o autor das agressões que levaram à morte de um jovem de 14 anos nesta terça-feira de madrugada pelo crime de homicídio qualificado. Com 16 anos de idade, o rapaz ficará a aguardar o desenrolar do processo judicial em prisão preventiva nas instalações da Polícia Judiciária do Porto.

O suspeito, ouvido em primeiro interrogatório judicial no TIC, durante cerca de duas horas e meia, ficará em prisão preventiva por questões de ordem social. Quem o diz é advogado do arguido, Sérgio Marques, que sublinha ser fundamental preservar a ordem pública, por se tratar de um caso que pode dar origem a alguma tensão.

Durante a tarde, cerca de duas dezenas de amigos da vítima marcaram presença frente às instalações do TIC. Por breves momentos os ânimos exaltaram-se, tendo sido serenados pelo corpo policial presente. De acordo com o advogado, o arguido ficará a aguardar julgamento nas instalações da PJ para “não se misturar com outra população prisional”.    

A defesa diz que o arguido tem colaborado, respondendo a todas as perguntas que lhe têm sido colocadas. Porém, não confirma ter havido qualquer confissão por parte do suspeito. Refere apenas ter existido “um confronto físico entre ambos”. No entanto, adianta que o jovem de 16 anos se mostra “profundamente arrependido”.

Sérgio Marques, que não quis pronunciar-se sobre mais nenhuma questão relativa ao processo, lamenta a morte do jovem de 14 anos.

O caso deu-se em Baguim do Monte, Gondomar, no sábado à noite, tendo chegado a ser divulgado que a vítima tinha morrido logo naquela altura. Mas afinal isso só veio a acontecer nesta segunda-feira à noite.

Agredido com uma soqueira, não resistiu aos ferimentos. Deu entrada no hospital ainda com vida, mas em morte cerebral. Tudo aconteceu quando regressava a casa com a namorada. De acordo com a PSP, a desavença terá tido origem numa troca de comentários no Facebook que um dos adolescentes terá feito sobre a namorada do outro.

Numa versão divergente da apresentada pela polícia, fonte próxima da vítima referiu ao PÚBLICO existir um historial de violência entre os dois rapazes que não estará relacionado com essa troca de mensagens.

Sugerir correcção
Comentar