Associação esclarece candidatos ao ensino superior em directo no Facebook

Começaram as candidaturas para o ensino superior e com elas vieram as dúvidas e as preocupações. Equipa da Inspiring Future lançou projecto que esclarece online as dúvidas dos candidatos.

Foto
Universidades e politécnicos estão ligados à rede da FCCN Sérgio Azenha/arquivo

Milhares de alunos estão a candidatar-se esta quinta-feira ao ensino superior e são muitas as formas que têm à disposição para esclarecerem as suas dúvidas. A primeira, e a que existe há mais tempo, é a opção de obter informação junto dos gabinetes de acesso ao ensino superior (GAES) que estão localizados em determinadas faculdades e esclarecem as dúvidas dos candidatos independentemente destes virem a integrar ou não a respectiva universidade. Os técnicos destes gabinetes ajudam ainda os estudantes a efectuarem a sua candidatura ao ensino superior.

Outra opção, mais recente e menos formal, é a associação Inspiring Future, que desenvolve há três anos workshops e feiras vocacionais cujo objectivo é ajudar os alunos do secundário com esclarecimentos sobre as suas áreas de preferência. Este ano a associação decidiu criar uma emissão em directo, via Facebook, onde explica passo a passo todo o processo de candidaturas. A primeira emissão em directo decorreu na manhã desta quinta-feira e foi presenciada pelo PÚBLICO no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão.

Candidatura Live

André Couceiro, que faz parte da organização da Inspiring Future, foi quem esta quinta-feira deu a cara nos directos da Inspiring Future e considerou a experiência “muito interactiva”. As perguntas "chegavam de todo o lado.” Foram tantos os alunos a fazer perguntas que a equipa não parou um segundo, durante todo o directo da manhã estiveram no chat, no site da associação, cerca de 60 pessoas em simultâneo a colocar dúvidas. Viram o directo mais de 6300 alunos e ao mesmo tempo estiveram conectados em directo 1080 candidatos ao ensino superior. O Snapchat e o Facebook também não pararam.

Segundo Eduardo Filho, fundador da Inspiring Future, o evento “superou todas as expectativas".  O responsável, que trabalhou três anos em gabinetes de acesso ao ensino superior,  diz que os membros da associação não tiveram "mãos a medir" o que na sua opinião "demonstra a necessidade deste tipo de apoio“. Os organizadores quiseram, destaca o fundador da associação, fornecer uma alternativa aos candidatos que implica tirar as dúvidas sem "terem de sair de casa”.

Tendo em conta que as candidaturas são online, a associação defende que esta forma de esclarecer dúvidas é mais eficaz e alcança um número maior de estudantes que muitas vezes partilham as mesmas dúvidas, nomeadamente questões relacionadas com bolsas de estudo ou com preferências regionais.

A equipa da associação estará disponível para ajudar online durante as três fases de candidatura. Para os mais indecisos, que ainda não sabem que curso escolher, a organização dispõe de uma linha telefónica, através da qual os estudantes poderão falar com a psicóloga Rita Gonçalves que os aconselhará na tomada de decisão em relação ao curso, ou à escola a escolherem. No entanto, André Couceiro salienta que “esta é uma escolha que tem de partir" dos próprios candidatos. "Tudo depende das preferências e do que cada um valoriza”, sublinha. 

Texto editado por Pedro Sales Dias

Sugerir correcção
Comentar