Assaltantes anónimos ponto.com

Dizem que a Judiciária investiga, portanto deve ser coisa séria. E há piratas do Leste europeu envolvidos, vejam lá, por isso deve ser mais sério ainda. Mas a base dos mais recentes ataques é ridiculamente risível. Chama-se “mensagem de fax” e tem em anexo um ficheiro com extensão zip, muito utilizado para mensagens pesadas. A ideia é que o receptor abra a mensagem, para ver o que é, e fique refém dos remetentes. Que, depois de encriptados todos os dados do computador (que fica literalmente nas suas mãos), se propõem desencriptá-los em troca de dinheiro. Em Bitcoins (moeda virtual) ou euros.

O que é novo neste método de assalto é ser tão estúpido que o assaltado arrisca abrir o documento na mais rasteira lógica do “ver para ver”. Um documento de fax enviado para computador? Que idiotice! Vamos lá a ver isto… E zás, cai no engodo. Imagine-se se a mensagem tivesse por título: “documento manuscrito”; ou “documento de papiro”; ou “documento em braile”. Seria maior ainda a tentação de abri-lo? É nisso que apostam os diligentes larápios anónimos que, sabemos agora pelas notícias, já assaltaram com êxito computadores de escolas e de “todos os ministérios do Governo”. É obra.

Entretanto, ainda circulam muitas mensagens de ladrões “à antiga”. Muito mal escritas na sua maioria, mas outras já a tentar “profissionalizar-se”. Uma roubou o logótipo ao Montepio para informar que a “chave de segurança encontra-se expirada”; outra roubou a maçã da Apple para informar “com enorme felicidade” que o destinatário ganhou “um novíssimo IPhone 6”. A primeira pede “clique aqui”, a segunda “confirme dados”. O efeito é o mesmo: um assalto. Continuam activas (com êxito?) as mensagens em que se anuncia: “Sua conta está prestes a expirar em menos de 48 horas” ou “Sua caixa de correio excedeu o limite de armazenamento conforme definido por seu administrador, e você não será capaz de receber novos e-mails até que você re-validá-lo. Para re-validar-> clique aqui.” A palavra “aqui” é o fatal veneno. Apague-se tudo, imediatamente.

E os que enviam documentos? E fotos? E “faturas”? Há centenas de variantes. Três exemplos: “oi, por favor consulte o documento carregado eu quero que você veja. clique em (…) e faça logon com seu e-mail para seu acesso imediato a vista. Obrigado”; “Olá, Por favor faça o download do documento que te mandei, Clique Aqui para ver o arquivo é também grande assim Eu não podia anexá-lo”; ou: “Bom dia Segue em anexo o layout revisado para sua aprovação abaixo, gentilmente exibição do documento como é de extrema importância.” (Este era “assinado” por um jornalista conhecido do receptor.)

Por fim, há as vigarices a puxar à familiaridade ou à cobiça, que é uma coisa que funciona sempre. Aqui não faltam “viúvas” de milionários e aldrabices afins. Há dias, chegou-nos esta, dirigida a um “Caro servo do Senhor.” Depois das “Saudações” do costume, o texto ia direito ao assunto: “Meu nome é Christiana Hoffmann 25 anos da Alemanha, mas mora aqui em Londres, Reino Unido meus pais era um cristão devoto antes de morrer eu herdei a soma de £ 2.000.000 dos meus pais meus pais morreram em 2010 meu pai morreu de acidente de carro, enquanto o meu mãe morreu de câncer.” É melhor poupar-vos ao resto. Segundo exemplo: “Olá meu tio...desculpe usar um espaço público para um contato privado. Gostaria muito de poder falar contigo. aqui vai meu email (…) e , aqui do Brasil, pensamos e sentimos falta. Beijinhos, Helena.”

Mas estes são, sem dúvida, dos melhores: “Olá querida, Meu nome é Astou, eu sou bonito, única menina, linda e elegante procurando amor, amizade longa / duradoura e carinho”. Ou: “Para sua querida atenção Estamos escrevendo para alertá-lo de que você é o beneficiário do a soma de 250.000 EURO. Esta não foi, portanto, um spam ou um vírus, Você vai em anexo, a sua notificação oficial de vencer.” Ou ainda: “Nós contactam-nos para informar-se que acaba de ganhar à tiragem ao destino organizado pela nossa companhia MICROSOFT WINDOWS FOUNDATION.”

Não é lindo? Como não ser assaltado, com tão delicadas e credíveis mensagens? Sobrinhas no Brasil, meninas que são “bonitos”, prémios prometidos por analfabetos? O que é que nos impede de ler aqui, em letras garrafais, ISTO É UM ASSALTO? É por faltar a fotografia da pistola?

Sugerir correcção
Ler 1 comentários