Arroz de Costelinhas com grelos

A tradição se não se transforma acaba, por isso mesmo as coisas vão-se alterando, umas vezes com muito significado, outras vezes apenas com uma pitada dele.

A avó de Marco Gomes confeccionava aquele prato de conforto que se entranhou na memória e ficou para sempre associado à sua avó. O cheiro, a cozinha, a luz que entrava pela janela, o seu tom, os sons, o ambiente.

O arroz de costelinhas é assim, um desse pratos que passou de pais para filhos de geração em geração mas ainda assim, ficou a essência mas teve algumas alterações e por isso se serve como sempre se serviu no tacho.

A memória possibilita o conforto, este prato é isso mesmo, comida de conforto, boa comida de conforto.

 

Receita

Ingredientes

1,2 Kg Costelinhas de porco rapadas
400 gr Arroz Carolino
200 gr Cebola
100 ml Azeite Virgem Extra
800 ml Vinho tinto Monte Velho
10 gr Sal
5 gr Pimenta
1 Laranja
2 folhas Louro
10 gr Pimentão doce
30 gr Alho
150 gr Grelos

Preparação

Cortar as costelinhas em pedaços uniformes, temperar com sal, pimenta, louro, alho, vinho tinto, e uma laranja às rodelas. Deixar as costelinhas nesta marinada durante 12 horas. Limpar e arranjar os grelos, cozer e reservar. Num tacho fazer um puxado com a cebola, alho picado e azeite, depois de refogado juntar as costelinhas com um pouco da marinada e deixar cozinhar. Quando as costelinhas estiverem a ficar cozinhadas juntar o arroz. Rectificar os temperos. Quando o arroz estiver cozido juntar os grelos previamente cozinhados.

Chef Marco Gomes
Local: Lixa/Felgueiras
Região: Porto
Vinho Monte Velho Tinto
Azeite Virgem Extra

 

Direcção Artística:
Tiago Pereira
Consultoria:
André Magalhães
Esporão:
Filipe Caetano, Catarina Santos, Afonso Sousa e António Roquette

Sugira uma receita:

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.