Arranca o Festival Utopia, em defesa do jornalismo

Festival serve para angariar fundos para a realização do IV Congresso dos Jornalistas.

Foto
O festival inclui a emissão do programa Governo Sombra ENRIC VIVES-RUBIO

Concertos, debates, sessões de DJ, arte urbana e uma edição especial do Governo-Sombra compõem o primeiro Festival Utopia, que decorre entre esta sexta-feira e domingo no jardim da Amnistia Internacional, em Campolide, Lisboa, em defesa do jornalismo.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, o Sindicato dos Jornalistas indica que o objectivo do festival, que o aliou, juntamente com a Casa da Imprensa e o Clube dos Jornalistas, à Átomo – Cooperativa Cultural e Social e à junta de freguesia de Campolide, pretende angariar fundos para a realização do IV Congresso dos Jornalistas, em Janeiro do próximo ano, quase duas décadas depois do último.

Sob o lema Pela dignificação do Jornalismo, o Festival Utopia quer “juntar jornalistas e cidadãos na defesa da causa do jornalismo, que tem como missão servir os cidadãos e contribuir para o bem-estar social”, lê-se no documento.

Porque “é preciso avisar toda a gente de que, sem jornalistas, não há jornalismo e, sem jornalismo, não há democracia”, como sublinha o sindicato, o festival promove três debates sobre temas como (Des)confiança, Missão Possível e Bastidores.

O primeiro, intitulado (Des)confiança, reúne no sábado, às 15h, os jornalistas Sandra Monteiro (Le Monde Diplomatique), Helena Garrido (freelancer) e José Vítor Malheiros (ex-jornalista e colunista do PÚBLICO).

Sobre a Missão Possível”, conversam às 17h30 os jornalistas Ana Luísa Rodrigues (RTP), Paulo Pena (PÚBLICO, Investigate Europe), Tiago Carrasco (freelancer) e Paula Cordeiro (provedora do ouvinte).

Para falar sobre Bastidores, no domingo, pelas 15h, estarão presentes Mário Cruz (fotojornalista da Lusa, premiado pela World Press Photo), Sandra Felgueiras (RTP) e Micael Pereira (Expresso, International Consortium of Investigative Journalists).

O quarteto do Governo-Sombra - Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares e Carlos Vaz Marques – fará uma edição especial do programa nesta sexta-feira, pelas 19h, seguindo-se concertos de João Afonso, Samuel, Jorge Rivotti e UHF e sessões de música com os DJ Fernando Alvim e Filipe Pedro.

No sábado, a partir das 21h0, o Festival Utopia conta com actuações dos Osso Vaidoso (Ana Deus e Alexandre Soares), João Lima, Helena Sarmento, António Portanet e Sebastião Antunes e, depois, música a cargo dos DJ Luís Varatojo e Cláudia Marques Santos.

No domingo, às 18h00, sobe ao palco Janita Salomé, seguido de Filipe Raposo, Ela Vaz, Quiné Teles e, a terminar a noite, os Andarilho 2.0 (Rui Oliveira e DJ Deão).

Sugerir correcção
Comentar