MP arquiva inquérito contra 231 manifestantes detidos no dia da greve geral

PSP identificou arguidos por tentativa de bloqueio de acesso à Ponte 25 de Abril. Ministério Público pôs fim ao caso por falta de provas.

Foto
O protesto teve lugar a 27 de Junho, dia da greve geral Vítor Cid

O inquérito aberto aos 231 manifestantes constituídos arguidos numa tentativa de bloqueio à Ponte 25 de Abril, no dia da greve geral, foi arquivado nesta quarta-feira pelo Ministério Público, disse à agência Lusa fonte ligada à defesa. Segundo a mesma fonte, o Ministério Público (MP) arquivou o inquérito por falta de provas.

Os 231 arguidos foram identificados pela PSP a 27 de Junho, dia da greve geral, e estavam indiciados da prática do crime de atentado à segurança de transporte rodoviário. A fonte afirmou que o despacho de arquivamento foi proferido hoje e os visados já começaram a ser notificados da decisão.

A fonte adiantou que as notificações têm que ser feitas até quinta-feira, uma vez que estava marcado para sexta-feira o início do julgamento em processo sumário.

Este julgamento esteve inicialmente marcado para dia 28 de Junho, mas acabou por ser adiado para 12 de Julho, dando aos advogados mais tempo para preparar a defesa.

Segundo a PSP, que procedeu às identificações dos arguidos, um grupo de manifestantes abandonou, na tarde do dia da greve geral, as imediações da Assembleia da República em direcção ao Viaduto Duarte Pacheco, onde terão procedido a um "corte da via de trânsito" no acesso à Ponte 25 de Abril. Esta versão é refutada pelos manifestantes, que dizem ter sido conduzidos pela polícia até àquele local, onde foram isolados.

Contactada pela agência Lusa, a Direcção Nacional da PSP afirmou que oficialmente não tem conhecimento da decisão de arquivamento do processo.

Sugerir correcção
Comentar