Argelinos tentaram fugir de avião da TAP quando este já rolava na pista

O objectivo era entrar ilegalmente em Portugal. Voo já rolava para descolar de Lisboa para Argel quando as portas foram forçadas. Seis argelinos foram detidos.

Foto
DRO DANIEL ROCHA

Seis cidadãos argelinos tentaram ao início da tarde deste sábado, em Lisboa, abrir as portas de um avião da TAP com destino a Argel, com o objectivo de fugirem. Acabaram detidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e pela PSP

A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias e confirmada ao PÚBLICO por fonte oficial da transportadora aérea portuguesa.

Os indivíduos chegaram a Portugal num voo proveniente de Casablanca (Marrocos), com destino a Argel (Argélia) e que fez escala em Lisboa.

O voo TAP com destino a Argel, com partida marcada para as 13h30, já rolava na pista do Aeroporto Humberto Delgado a caminho da descolagem, quando alguns cidadãos argelinos “começaram a provocar desacatos” com outros passageiros e pessoal de bordo do voo. No meio da confusão, alguns tentaram abrir as portas do avião.

O aparelho acabou por se imobilizar na pista e elementos do SEF e da PSP foram imediatamente chamados, acabando por serem detidos seis cidadãos argelinos.

O objectivo, foi ainda confirmado ao PÚBLICO, era fugirem para Portugal e entrarem de forma ilegal.

Os cidadãos argelinos já tinham levantado suspeitas ao SEF durante a escala e foram monitorizados até entrarem no voo da TAP com destino a Argel. Os indivíduos foram detidos e serão, brevemente, apresentados a um tribunal.

Segundo um comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI) emitido na noite deste sábado, o avião aterrou no Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, pelas 8h, e, pelas 9h, "dois dos passageiros do mencionado voo tentaram transpor as baias limitadoras da zona internacional de trânsito de passageiros, tentativa frustrada pela pronta intervenção dos operacionais do SEF e da PSP".

"Posteriormente, verificou-se mais uma tentativa de outro passageiro, que mais uma vez foi evitada no âmbito do dispositivo de contenção montado", acrescenta o documento.

As autoridades asseguraram que todos os passageiros embarcassem na aeronave mas, já no seu interior, um grupo de seis passageiros, onde se incluíam os três indivíduos que anteriormente tentaram a fuga, procuraram abrir a saída de emergência do avião, tendo sido solicitada a presença policial.

Em virtude da intervenção do SEF e da PSP, o voo que tinha saída de Lisboa prevista para as 15h30 foi suspenso, tendo todos os passageiros sido retirados do avião. O voo acabou por partir para Argel cerca das 19h.

"Os seis detidos recolheram à zona de detenção da PSP, sendo presentes perante a Autoridade Judiciária em 24 de Outubro", informou o MAI, especificando que os visados colocaram em causa a segurança aeroportuária.

No comunicado, o MAI também refere que ainda antes das tentativas de fuga, das perturbações no avião e das detenções, "tendo em conta a análise de risco efectuada pelo SEF relativamente aos passageiros do voo, atendendo aos antecedentes relacionados com tentativas de entrada irregular em território nacional, a PSP e o SEF executaram uma operação conjunta com vista ao controlo dos passageiros e na prevenção de fugas da área internacional de trânsito do aeroporto".

Recorde-se que no final de Julho, quatro argelinos invadiram a pista do aeroporto de Lisboa, na tentativa de entrarem no país. 

 

Sugerir correcção
Ler 6 comentários