Argelinos detidos no aeroporto proibidos de permanecer em Portugal

Seis homens foram ouvidos esta segunda-feira por juiz de instrução criminal.

Foto
Patricia martins

Os seis imigrantes ilegais argelinos que foram detidos no aeroporto de Lisboa no passado sábado foram proibidos pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa esta segunda-feira de "entrar, permanecer ou transitar" pelo país. Deverão assim ser expulsos, a não ser que os seus advogados recorram desta decisão do juiz de instrução criminal.

Os seis homens chegaram a Portugal num voo da TAP proveniente de Casablanca (Marrocos), com destino a Argel (Argélia), que fez escala em Lisboa. Até à expulsão deverão ficar presos preventivamente no centro de instalação temporária do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, no aeroporto de Lisboa. Foram acusados de três crimes: atentado à segurança de transporte por ar, tentativa de auxílio à imigração ilegal e associação de auxílio à imigração ilegal.

Estavam já no voo destinado a Argel, a caminho da descolagem, quando provocaram desacatos no interior da cabine com outros passageiros e com o pessoal de bordo. No meio da confusão, tentaram abrir as portas do avião para escaparem para solo português. Acabaram por ser detidos, depois de elementos do Serviço de Estrangeiros terem sido chamados, juntamente com a PSP. Antes disso, quando ainda se encontravam em terra, em trânsito, três destes imigrantes ilegais tinham já feito tentativas para entrarem em Portugal. Segundo o Ministério da Administração Interna, dois deles "tentaram transpor as baias limitadoras da zona internacional de trânsito de passageiros, tentativa frustrada pela pronta intervenção dos operacionais do SEF e da PSP". Mais tarde, ainda no solo, um terceiro passageiro actuou da mesma fora, mas igualmente sem sucesso.

Sugerir correcção
Comentar