Área Metropolitana de Lisboa tem hospitais a mais

"Se me perguntar se há hospitais a mais na Área Metropolitana de Lisboa, digo-lhe já que sim", diz o administrador Centro Hospitalar de Lisboa Norte. "Estamos a todos a disputar os mesmos doentes."

Foto
DR

Com os partos a aumentar este ano quase 16% no Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), o administrador Carlos Martins defende que há hospitais a mais na Área Metropolitana de Lisboa. São duas dezenas de hospitais. “Estamos todos a disputar os mesmos doentes”, enfatiza.

Tem muitos projectos para o futuro. Qual é que destaca?
Quero destacar a política inovadora das afiliações, que começou nas Caldas da Rainha. No Centro Hospitalar de Lisboa Oeste não havia consultas de psiquiatria. O serviço tinha fechado, havia mil doentes em lista de espera. Montámos uma equipa que passou a ir quatro dias por semana fazer consultas nas Caldas, o serviço reabriu, hoje há três médicos no quadro e médicos nossos vão lá, em complementaridade. O próprio professor Daniel Sampaio, coordenador deste projecto, trabalhou com eles para abrir uma pequena unidade de internamento. Hoje temos 19 acordos de afiliação com o Oeste, o Garcia de Orta, a Unidade Local de Saúde do  Litoral Alentejano, o  Algarve, o Funchal, a Terceira. A lógica é mandar profissionais trabalhar lado a lado com colegas no sentido de evitar ao máximo que enviem as pessoas para Lisboa e  ajudem a resolver listas de espera.

É fácil convencer profissionais a ir aos outros hospitais?
Nenhuma destas afiliações é possível numa lógica top down.

Então o sistema é voluntário?
Não, nem oito nem oitenta. Sabe que o excesso de democracia dá em anarquia… Estas ideias nascem da análise da casuística, da detecção de afluxos anormais.

Apesar disso, a procura e a actividade estão a aumentar.
Sim, e há outro indicador importante, a actividade da urgência de obstetrícia e ginecologia. Os partos cresceram  15,7% (dados até 19 de Outubro). Até essa data, fizemos 1940 partos (contra 1827 no mesmo período do  ano anterior). Deste crescimento, 28,6% eram da área da responsabilidade do Centro Hospitalar de Lisboa Central e cerca de 29,9% da área do Amadora-Sintra. No total, cerca de 60% dos partos são [de mulheres que residem] fora da nossa área de responsabilidade.

Não há demasiados hospitais a fazer partos em Lisboa?
Se me perguntar se há hospitais a mais na Área Metropolitana de Lisboa, digo-lhe já que sim. No mesmo raio de acção do nosso irmão gémeo [Hospital de São João, no Porto], enquanto ali há cinco unidades hospitalares com dimensão, nós temos 20 (públicas, privadas e sociais). Estamos a todos a disputar os mesmos doentes. Nós estamos a recuperar alguns.

Quantos hospitais seriam suficientes nesta área?
Essa pergunta teria que ser feita ao senhor ministro. Direi que inevitavelmente temos que ter menos hospitais e melhores hospitais.

Mas o Hospital Pulido Valente esteve para fechar e defendeu que continuasse aberto...
Sempre achei que o Pulido Valente não devia fechar, apesar de 40% da área estar desocupada. Foi um dos primeiros consensos a que cheguei com Paulo Macedo: o de que não estavamos de acordo [nesta matéria]. Agora, este hospital que se está a transformar num parque de saúde vai ter vai ter duas USF (unidades de saúde familiar), cuidados continuados e paliativos, o SICAD (Serviço de Intervenção  nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências) vai instalar-se lá, tal como a central de esterilização de serviços partilhados.

Sugerir correcção
Comentar