Alerta de mau tempo para o fim-de-semana

Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta para agravamento das condições climatéricas no fim-de-semana. Sete distritos em alerta laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro.

Foto
Espera-se uma descida das temperaturas máximas e mínimas, chuva e vento forte Renato Cruz Santos/Arquivo

Chuva e vento fortes, agitação marítima e descida das temperaturas mínimas e máximas vão marcar tempo no fim-de-semana em Portugal continental, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocado sete distritos em "aviso laranja". De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob "aviso laranja".

O meteorologista Ricardo Tavares, do IPMA, disse à Lusa que nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra se prevê que os valores da precipitação acumulada possam atingir 200 milímetros em 48 horas, pelo que se encontram sob "aviso laranja" até às 18h de sábado. O "aviso laranja" é o segundo mais grave numa escala de quatro e significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

"Hoje e amanhã [sábado], vamos ter precipitação por todo o território, em especial nas regiões Norte e Centro e a litoral a norte do cabo Mondego. A precipitação vai colocar em 'aviso amarelo' todas as regiões do Norte e Centro", disse Ricardo Tavares. O meteorologista realçou ainda que o vento soprará forte durante o fim-de-semana, com a situação a agravar-se no domingo, com rajadas que podem vir a atingir os 85 quilómetros/hora no litoral e os 110 km/h nas terras altas.

Também no domingo e devido ao estabelecimento de um fluxo forte de noroeste, com transporte de ar polar, haverá uma descida significativa das mínimas e das máximas, queda de neve, intensificação do vento e aumento da agitação marítima, de acordo com o especialista.

Ricardo Tavares explicou que a descida das temperaturas máximas e mínimas vai ser na ordem de quatro a cinco graus Celsius, continuando a descer no início da próxima semana, sendo esperadas na segunda-feira temperaturas no litoral oeste abaixo dos cinco graus e abaixo dos zero graus nas regiões Norte e Centro do país.

"No domingo, com a entrada do ar mais frio e continuação de precipitação em forma de aguaceiros, vamos ter queda de neve nas quotas baixas, acima dos 600 metros de altitude, com acumulação de neve que pode ser superior a cinco centímetros", avançou. Ricardo Tavares alertou ainda para a agitação marítima já a partir de sábado, com ondas de quatro a cinco metros de altura esperadas a norte do cabo Raso, enquanto no domingo podem chegar aos 12 metros de máxima.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar sob "aviso laranja" por causa da agitação marítima entre as 9h e as 18h59 de domingo, dia 14, com o IPMA a alertar para ondas de noroeste com cinco a sete metros, que podem atingir entre dez e 12 metros de altura máxima. Também os distritos de Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra estão também sob "aviso laranja" por causa da agitação marítima, entre as 9h e as 18h59 de domingo, com ondas de noroeste com cinco a sete metros que podem chegar aos 12 metros de altura máxima. 

Sugerir correcção
Comentar