Álcool e tabaco associados ao aumento da incidência da tuberculose

A investigadora Raquel Duarte diz que é preciso sensibilizar a população.

Foto
Os fumadores passivos também estão em risco, especialmente as crianças ADRIANO MIRANDA/PUBLICO

A investigadora Raquel Duarte disse esta quarta-feira, no Porto, que o álcool e o tabaco estão associados ao aumento da incidência da tuberculose, a um pior resultado do tratamento e um risco maior de recidiva após o seu término.

Em declarações à Lusa, no âmbito de um seminário sobre "Tuberculose, Álcool e Tabaco: ligações perigosas", organizado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), Raquel Duarte afirmou que a tuberculose tem vindo a diminuir ao longo do tempo, mas lentamente, situando-se abaixo dos 20 casos por 100 mil habitantes.

"A tuberculose tem vindo a diminuir, mas não tem vindo a diminuir ao ritmo que nós gostaríamos ou que queríamos de forma a atingir os objectivos da Organização Mundial de Saúde (OMS)", sublinhou a responsável pelo encontro.

Segundo explicou, "as pessoas que fumam têm maior risco de estar doentes, têm maior risco de o tratamento correr pior e, uma notícia ainda pior, é que o tabagismo passivo também coloca as pessoas em risco de tuberculose, particularmente nas crianças". "O que é preciso é que, além de sensibilizar a população, haja uma abordagem integrada da tuberculose, também prestando atenção a estes comportamentos de risco, como o álcool e o tabaco", sublinhou.

Sendo uma doença causada por um agente conhecido, que é possível prevenir e para a qual existe tratamento e cura, os investigadores questionam-se porque é que a tuberculose ainda existe. "O que nos preocupa na tuberculose é que ela ainda exista. Não devia haver casos de tuberculose, por isso devemos continuar atentos à sua redução. Ela tem vindo a reduzir, de uma forma consistente, mas podemos fazer mais", frisou.

Defende por isso que é necessário actuar "na co-infecção VIH, na resistência e na boa adesão ao tratamento". "Mas temos de actuar também, e cada vez mais se dá importância a isso, [quanto] aos determinantes sociais, à pobreza, ao desemprego, à forma como as pessoas vivem e aos comportamentos de risco, como o consumo de droga, de álcool e tabaco", acrescentou.

A investigadora considera que "só uma abordagem integrada é que permitirá maior eficácia na redução da tuberculose". "A tuberculose é curável. O que é preciso é que a pessoa seja diagnosticada atempadamente, de modo a não ficar com sequelas, e faça o tratamento adequado, o tempo todo, para não ter resistências. Porque se houver resistências estamos a perder fármacos e, assim, a ter algumas complicações em tratar a tuberculose", frisou.

Raquel Duarte é actualmente directora da Unidade de Gestão Integrada do Tórax e Circulação do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, Coordenadora do Centro de Referência Nacional para a Tuberculose Multirresistente, assessora do Director do Programa Nacional para a TB/VIH, para a área da tuberculose, e doente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Sugerir correcção
Comentar