Tentativa de imigração ilegal fechou aeroporto de Lisboa durante 34 minutos

Quatro pessoas tentaram usar a pista para fugir ao controlo de passaportes. Tinham chegado da Argélia.

Foto
Daniel Rocha

O aeroporto de Lisboa esteve encerrado neste sábado durante 34 minutos, obrigando ao desvio de alguns voos para Faro e Porto. O PÚBLICO sabe que se terá tratado de uma tentativa de imigração ilegal, com quatro passageiros que viajavam em voo proveniente da Argélia. 

Ao que o PÚBLICO apurou, os passageiros do referido voo, que segundo o Flightradar aterrou às 19h33 proveniente de Argel, terão tentado fugir pela pista. Quatro pessoas, de nacionalidade argelina, foram detidas. Um quinto argelino também tentou entrar ilegalmente no país, mas não fugiu para a pista. Vai ser neste domingo deportado para o seu país.

Depois de, num primeiro momento, o Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública ter dito à Lusa "não haver qualquer ocorrência digna de registo", o porta-voz da PSP Hugo Abreu confirmou aos jornalistas no aeroporto a detenção de "quatro cidadãos estrangeiros na zona de desembarque que se colocaram em fuga por uma porta de serviço para uma zona de segurança na pista".

Um dos detidos recebeu assistência médica devido a "ferimentos ligeiros", acrescentou o porta-voz da PSP, que disse que serão movidas diligências para "percepcionar qual a motivação dos indivíduos". Os suspeitos serão presentes a tribunal na segunda-feira. 

Ao que o PÚBLICO apurou, já na semana passada, um episódio idêntico ocorreu com cidadãos marroquinos.

O encerramento do aeroporto ocorreu cerca das 20h e por 34 minutos, confirmou à Lusa o porta-voz da ANA-Aeroportos de Portugal, Rui Oliveira.

Contactado pelo PÚBLICO, André Serpa Soares, porta-voz da TAP, confirmou que "a pista foi encerrada durante cerca de 30 minutos e que cinco voos da TAP foram desviados para Porto e Faro". Segundo o site Flightradar, ao todo foram desviados pelo menos nove voos. Além dos cinco da TAP (que chegavam de Genebra, Paris, Manchester, Varsóvia e Bruxelas), foram ainda desviados dois voos da Easyjet (provenientes de Paris e Londres) e um da Ryanair (vindo de Londres).

Além dos voos desviados para Faro e Porto, este incidente provocou atrasos nas partidas e chegadas.

De acordo com um passageiro de um dos voos desviados para o Porto, citado pela Lusa, o comandante comunicou aos passageiros que não ia aterrar em Lisboa "por se encontrarem na pista pessoas não identificadas que obrigaram a suspender o movimento dos aviões".

Depois de abastecer e já no regresso a Lisboa, o comandante voltou a transmitir a mesma informação aos passageiroscom Hugo Daniel Sousa, Pedro Guerreiro e Lusa

Notícia actualizada como novos dados. Chegada do voo estava prevista para as 19h55, mas avião aterrou às 19h33, segundo site Flightradar. Argelinos fugiram para a pista já depois de terem estado na sala de desembarque internacional.

Sugerir correcção
Comentar