Acidente numa mina do Norte da China causa a morte a 73 pessoas

Foto
Cerca de 80 socorristas continuam à procura de sobreviventes na mina Yan Yan/Xinhua/Reuters

Pelo menos 73 mineiros morreram hoje no Norte da China, vítimas de uma explosão de gás na mina de carvão Tunlan, do grupo Coking Coal Group. Na altura do acidente, às 02h00 locais (18h00 em Lisboa, de ontem) estavam no interior da mina 436 pessoas, avança a agência Xinhua.

As equipas de resgate conseguiram salvar 113 mineiros que já foram hospitalizados. Vinte e um encontram-se em estado crítico.

Segundo o site “China Daily”, cerca de 80 socorristas continuam à procura de sobreviventes na mina e mais foram destacados para o efeito. Mais de 40 ambulâncias estão no local.

“Eu poderia ser um deles, se não tivesse trocado, por acaso, o meu turno com outro mineiro”, murmurou um homem sentado à entrada da mina. “Ele continua lá em baixo. Espero que ainda esteja vivo”, contou.

Um socorrista disse à agência Xinhua que alguns familiares receberam chamadas de telemóvel dos mineiros ainda bloqueados, o que significa que estão vivos.

A mina de Tunlan tem uma capacidade para produzir anualmente cinco milhões de toneladas de carvão e situa-se na principal região produtora de carvão, que fornece dois terços das necessidades do país.

Sugerir correcção
Comentar