A cada um segundo as suas dificuldades

Nova plataforma online de Matemática foi desenvolvida em colaboração com o agrupamento de Carcavelos

Foto
No 6.º ano os alunos têm acesso a uma plataforma online de Matemática Rui Gaudêncio

A plataforma online Mathvolution teve origem nas dificuldades que a explicadora de Matemática Inês Santos, 31 anos, sentia em tentar encontrar exercícios compatíveis com o tipo de problemas revelados pelos alunos. E é essa a base da Mathvolution: todos os exercícios estão agrupados por níveis de dificuldade de modo a que cada aluno possa ter “desafios adequados e consiga assim progredir”, diz. Para passar de nível tem de resolver com sucesso os problemas do anterior.

Ela e Bruno Franco, 38 anos, especialista em sistemas de informação, são dois dos seus criadores. “Decidimos que esta aplicação devia ser desenvolvida em colaboração com uma escola, de modo a envolver professores, pais e alunos. O agrupamento de Carcavelos mostrou-se disponível e durante dois anos fomos criando protótipos que depois testávamos aqui. A plataforma, que lançámos em Setembro, é o resultado deste trabalho”, relata Bruno.

Para Luís Guerreiro, professor de Matemática de Carcavelos, a plataforma tem-se revelado também “uma importante ferramenta de diagnóstico”, já que tanto professores como pais podem seguir ali a evolução dos alunos e detectar em que conceitos estão a revelar mais dificuldades.  É o que diz também Ana, aluna do 6.º ano: “Consigo ver onde tenho mais dificuldades e quais as matérias onde tenho de treinar mais, o que antes era difícil para mim. E depois parece um jogo. É divertido de fazer”.

Por enquanto, só existem exercícios para o 6.º ano, mas a partir do próximo ano lectivo a oferta vai alargar-se ao 5.º e 7.º ano de escolaridade. Para os alunos de Carcavelos a utilização é gratuita. Para os outros existem duas opções: um pacote base, que é gratuito; e um outro a que designam de premium, que custa cinco euros/mês. Actualmente têm 2500 utilizadores registados.

 

 

Sugerir correcção
Comentar