4100 nadadores-salvadores destacados em todo o país

Época balnear começa na próxima quarta-feira na grande maioria das praias do país.

Foto
Nas praias vigiadas estão colocados cerca de 4100 nadadores-salvadores Pedro Cunha

A época balnear abriu oficialmente no dia 1 de Maio, mas é a partir da próxima quarta-feira que a maior parte das praias dá o pontapé de saída para a chamada “época de banhos”. A primeira a abrir a temporada foi Cascais, logo a 1 de Maio, e, até meados de Junho, serão abertas as épocas de praia por todo o país.

A data de abertura da época balnear em cada concelho é proposta pela respectiva autarquia consoante as condições meteorológicas da região e depois publicada em portaria conjunta dos ministérios do Ambiente e da Defesa. Às praias regressam os toldos, chapéus e barracas. Bares e restaurantes abrem as suas portas. E milhares de nadadores-salvadores estarão de novo de olhos no mar.

Segundo Nuno Leitão, presidente do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), as praias vão ser vigiadas este ano por cerca de 4100 nadadores-salvadores, que vão vigiar cerca de 250 quilómetros de praias na costa atlântica e fluviais. O ISN aconselha os cidadãos a frequentarem as praias vigiadas e evitarem os 350 quilómetros sem vigilância. Ainda assim, o instituto anunciou que vai realizar parcerias com autoridades privadas para reforçar a vigilância em algumas áreas sem nadadores-salvadores.

Sugerir correcção
Comentar