Literacia para os media

“Verdade ou mentira!” Um jogo pedagógico contra as fake news

Lançamento, no dia 13 de novembro à tarde, será transmitido em direto online. Uma iniciativa da Direção-Geral da Educação.

literacia-mediatica,publico-escola,
Foto

A brincar sempre se disseram verdades. O que agora se propõe é que a brincar se descubra o que não é verdade. O Jogo Pedagógico Verdade ou Mentira será lançado na próxima sexta-feira, 13 de novembro, às 15h00, no Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, em Lisboa. Foi desenvolvido com a colaboração do jornalista Paulo Pena e “estimula o desenvolvimento do sentido crítico dos jovens perante as imagens e notícias com que se vão confrontando nas suas vidas”, adianta a Direção-Geral da Educação, promotora da iniciativa. "Seguindo uma abordagem de ‘quiz' os conteúdos lúdicos são acompanhados de uma área pedagógica sobre como detetar notícias falsas. Este jogo é um recurso introdutório ao tema, motivando ao desenvolvimento de outros temas no âmbito do domínio de Educação para os Media/Cidadania e Desenvolvimento”, acrescenta. 

Na apresentação participarão, entre outros: o secretário de Estado e Adjunto da Educação, João Costa; o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva; e alunos do 8.º ano do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós. A cerimónia será transmitida em direto online (aqui).