2022-23

Reportagens, entrevistas e textos de opinião. A palavra volta a ser dada aos alunos

Estão de volta os concursos “Jornalistas em Rede” e “Isto também é comigo!”. Alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário são os destinatários desta iniciativa do PÚBLICO na Escola e da Rede de Bibliotecas Escolares.

educacao-media,aprender-publico,publico-escola,
Foto

Novo ano letivo, nova oportunidade de participar em dois concursos que convidam os alunos a entrar no mundo do jornalismo: entrevistando alguém por quem se interessem ou fazendo uma reportagem acerca de uma situação que lhes apeteça dar a conhecer, no caso do “Jornalistas em Rede"; escrevendo um texto de opinião a propósito de um trabalho do PÚBLICO, se optarem por participar no “Isto também é comigo!”. O tema é sempre livre, já ao tamanho dos textos são impostos limites.

Regressam, assim, as iniciativas lançadas, no ano letivo passado, pelo PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). A principal novidade em relação ao ano de estreia prende-se com os destinatários. Desta vez, podem participar no “Jornalistas em Rede” todos os alunos do 3.º ciclo do ensino básico que frequentam as escolas públicas ou privadas, em Portugal, ou as escolas no estrangeiro onde se leciona português. As reportagens e as entrevistas são avaliadas em momentos diferentes do concurso (consultar regulamento).

Quanto aos textos de opinião, a edição 2022-23 do concurso “Isto também é comigo” arranca em outubro. Os artigos que os alunos do ensino secundário enviarem dirão respeito a trabalhos do PÚBLICO, publicados ao longo desse mês, que lhes chamem e atenção e suscitem reflexão. Também aqui se recomenda a leitura atenta das regras de participação.

O PÚBLICO na Escola é um projeto de educação para os media do jornal PÚBLICO, em parceria com o Ministério da Educação e com o apoio da Fundação Belmiro de Azevedo. O fomento do jornalismo escolar e do contacto dos alunos com a prática jornalística constitui um dos seus principais eixos de ação.