APRENDER COM O PÚBLICO

Saber como estão os vizinhos da escola e construir um mapa digital com as suas histórias de confinamento é o desafio desta semana

Agora que estão de regresso à escola, que tal uma visita aos vizinhos para perceber como viveram estes tempos de confinamento? O dono do café, do salão de cabeleireiro ou da papelaria. O empregado da padaria, a costureira, o enfermeiro do centro de saúde e a “doutora” da farmácia. Inspirem-se neste trabalho interativo do PÚBLICO e contem-nos o que se passa com os vizinhos da vossa escola.

3-ciclo,cidadania-desenvolvimento,publico-escola,portugues,ensino-secundario,
Foto
Carolina Pescada (vídeo) e Miguel Feraso Cabral (webdesign)

Quantas vezes passam pelos mesmos sítios, mas, na verdade, não os conhecem? No caminho para a escola percorrem vários caminhos, cruzam-se com pessoas que partilham convosco os mesmos espaços, mas na verdade sabem pouco ou nada acerca delas. E que tal fazerem-lhes uma visita e perceberem como têm vivido estes tempos difíceis de pandemia e de confinamento? Ouçam as suas histórias.

Então, hoje a proposta é:

Saber como estão os vizinhos da escola e construir um mapa digital com as suas histórias

Como?

  • Explorem este trabalho interativo realizado pelo PÚBLICO “O comércio local à procura dos clientes (des)confinados”,  de Carolina Pescada (vídeo) e Miguel Feraso Cabral (webdesign);
  • Agora, pensem em espaços comerciais ou serviços perto da vossa escola que gostariam de contactar;
  • Dividam-se em pares e distribuam, entre vocês, esses locais;

Cada par:

  • Contacta os donos/funcionários dos estabelecimentos comerciais/serviços que lhe foram atribuídos e agenda uma curta visita;
  • Pensa na(s) pergunta(s) que vai fazer;
  • Define o melhor percurso para visitar os diferentes sítios tendo como ponto de partida a escola;
  • Com o telemóvel faz curtos vídeos em cada paragem recolhendo os depoimentos das pessoas (ou tira uma fotografia e grava as respostas das pessoas para depois redigir um texto);

Não se esqueçam de pedir autorização para captar imagens ou fazer gravações e de esclarecer com clareza os objetivos do vosso trabalho

  • Depois da recolha de elementos, e já de regresso à escola, vai representar o trajeto percorrido num mapa digital, identificando os locais, as pessoas e adicionando-lhes a informação que conseguiu obter: imagem, texto e vídeo;
  • Para isso, regista-se no Tour Builder, através de uma conta Google, e segue todos os passos deste tutorial.

Nota: Esta ferramenta digital de criação de mapas é muito intuitiva. Quem começar a utilizá-la facilmente vai descobrir as suas potencialidades de edição e de utilização para outras atividades, como criação de roteiros de leituras, roteiros históricos, biografias, narrativas...

Divirtam-se e partilhem o Bairro da vossa Escola!

Fonte: Tutorial retirado do site do PNL - Disponibilização de tutoriais de apoio em https://www.pnl2027.gov.pt/np4/rdl_tutoriais_breves.html

Nota: O jornal PÚBLICO não é escrito segundo o acordo de 1990

Sigam-nos em https://www.facebook.com/PublicoNaEscola