APRENDER COM O PÚBLICO
Poluição atmosférica. Plano de aula para o 3.º ciclo do Ensino Básico
Ajudar os alunos a compreender o impacto da poluição atmosférica na saúde e qualidade de vida do ser humano, assim como explicar os problemas do nitrogénio no mundo moderno.
Um plano de aula para ajudar os alunos a compreender o impacte da poluição atmosférica na saúde e qualidade de vida do ser humano, assim como explicar os problemas do nitrogénio no mundo moderno e possíveis soluções para esta questão, através da dinamização de um debate.
Contextualização
O nitrogénio (azoto) é um elemento químico essencial à vida. Na atmosfera, o nitrogénio é muito pouco reativo porque existe, principalmente, na forma molecular (N2). Na crosta terrestre, ocorre, principalmente, na forma de nitratos de sódio e de potássio.
No início do séc. XX, o Homem conseguiu converter o N2 em formas assimiláveis pelas plantas e assim surgiram os fertilizantes. Com a descoberta da fixação do nitrogénio e da capacidade de produzir fertilizantes, o ser humano foi capaz de aumentar muito a produtividade agrícola. Contudo, o uso de demasiado fertilizante na agricultura (que, em excesso, se perde no solo ou se liberta para a atmosfera), juntamente com o nitrogénio emitido na queima de combustíveis fósseis, tem levado à diminuição da qualidade da água, do ar e do solo, assim com à perda de biodiversidade, à alteração da estrutura dos ecossistemas e à emissão de gases com efeito de estufa.
Destinatários
Alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico
Disciplinas
Ciências Naturais, Português e Cidadania e Desenvolvimento
Pré-requisitos
Conhecer as funções da atmosfera terrestre; identificar as propriedades do ar e de alguns dos seus constituintes; nomear os principais gases constituintes do ar; referir atividades antrópicas que contribuem para a poluição do ar; sugerir medidas que contribuem para a preservação de um índice elevado de qualidade do ar.
Material
Texto “Há mais de 5000 mortes por ano em Portugal relacionadas com poluição atmosférica” de Cláudia Carvalho Silva, publicado no PÚBLICO a 18 de setembro de 2022; vídeo “As duas faces do nitrogénio”, publicado pela Casa das Ciências a 23 de abril de 2019; computador; projetor; colunas e acesso à Internet.
Duração da atividade
Deixamos ao critério do professor a gestão do tempo, de acordo com os recursos de que dispõe e as caraterísticas da sua turma.
Objetivos
- Explicar o modo como a poluição atmosférica pode afetar o ambiente, os seres vivos e a saúde humana;
- Reconhecer fontes de poluição atmosférica;
- Compreender a influência de alguns agentes poluentes, partindo de problemáticas locais ou regionais;
- Discutir medidas que diminuam os impactes da poluição atmosférica;
- Exprimir, com fundamentação, pontos de vista suscitados por leituras diversas;
- Fazer exposições orais para apresentação de leituras, de sínteses e de temas escolhidos autonomamente ou requeridos por outros;
- Analisar a informação e opinião que um jornal oferece.
Antes da atividade
- Esclarecimento dos objetivos da atividade e clarificação do percurso para os atingir;
- Levantamento das questões relacionadas com o ambiente que mais preocupam os alunos;
- Diálogo acerca da poluição atmosférica, de forma a apurar o conhecimento que os alunos têm sobre a temática e ativar os seus conhecimentos;
- Identificação dos principais poluentes atmosféricos, sua origem e impactos causados.
- Leitura da notícia “Há mais de 5000 mortes por ano em Portugal relacionadas com poluição “ de Cláudia Carvalho Silva, publicado no PÚBLICO a 18 de setembro de 2022;
- Criação de um clima propício a que os alunos se manifestem de forma espontânea sobre o que leram;
- Identificação da principal fonte da notícia;
- Reflexão sobre a importância de recorrer a fontes fidedignas e cientificamente bem fundamentadas quando se comunica ciência;
- Identificação dos momentos fundamentais da notícia;
- Visualização do vídeo “As duas faces do nitrogénio”, publicado pela Casa das Ciências a 23 de abril de 2019;
- Diálogo sobre a relação entre o texto lido e o vídeo visionado;
- Registo das principais conclusões.
Atividade fundamental
- A partir do conhecimento prévio dos alunos, exploração dos objetivos, das caraterísticas e da preparação exigida para a realização do debate sobre o impacto da poluição no ambiente, biodiversidade e saúde humana;
- Diálogo sobre quais os contributos da notícia e do vídeo para a concretização do debate;
- Definição das personalidades que querem representar no debate, de forma a contemplar as diferentes perspetivas implicadas na discussão. Por exemplo: empresários, moradores, ambientalistas, agricultores...
- Escolha dos alunos moderadores do debate, atendendo às suas caraterísticas comunicativas;
- Organização em grupos, de acordo com o papel que escolheram representar;
- Realização de uma pesquisa nos media para fundamentar os argumentos que vão sustentar as suas intervenções no debate (os alunos que não tenham qualquer papel atribuído podem fazer parte da “plateia” com oportunidade de intervir com questões colocadas ao painel de convidados);
- Dinamização do debate que pode ser filmado para posterior análise/avaliação, e publicação num meio de comunicação da turma.
Avaliação
- Pelo envolvimento durante todo o processo;
- Pelo conhecimento que revela do mundo à sua volta;
- Pela capacidade de análise e sentido crítico;
- Pela capacidade de comunicar, sintetizar uma opinião e defendê-la.
Nota: O jornal PÚBLICO não é escrito segundo o Acordo Ortográfico de 1990.
Outros recursos Casa das Ciências:
Ribeiro, H., (2019) Poluição, um veneno silencioso para a saúde humana, Rev. Ciência Elementar V7(4):069