CONCURSO

Ainda vais a tempo de pôr a tua terra nos píncaros

Rádio Miúdos desafia os alunos do 2.º ao 9.º ano do ensino básico a divulgar ações locais que contribuam para a sustentabilidade da Terra. As escolas podem candidatar-se, submetendo uma gravação áudio, até ao próximo dia 2 de fevereiro

Foto

Nas próximas duas semanas, vale a pena os alunos olharem à volta e prestarem atenção ao que de melhor acontece, nas suas terras, em prol do ambiente. Transponham-no para uma gravação áudio e participem no concurso “Põe a tua terra nos píncaros”, promovido pela Rádio Miúdos, a rádio portuguesa para crianças. O prazo termina no dia 2 de fevereiro.

“Faz pela (tua) Terra” é o desafio agora lançado, na terceira edição de um concurso que anteriormente propôs aos estudantes que falassem das suas terras e de heróis locais — repto a que aderiram mais de 150 escolas de todo o país. “Desta vez e com a urgência das questões climáticas a Rádio Miúdos procura que os miúdos das escolas de todo o país possam fazer o levantamento dos projetos que já estão em prática nas suas terras e apontar ideias que possam contribuir para melhorar a vida no planeta”, informa o press release divulgado pela organização"Deverão ser ações concretas que melhorem todo o Ambiente e que ajudem a que o nosso Planeta não sofra mais. Podem ser ações dos mais variados tipos. Só têm de mostrar o é que a vossa terra faz pela Terra e explicar porque é que essa ação faz bem à Terra que é de todos! Têm 5 minutos para mostrarem o faz a vossa terra, num programa de rádio”, lê-se no regulamento do concurso.

Podem concorrer “todas as escolas públicas de Portugal Continental e Ilhas, para alunos do 2.º ao 9.º ano do Ensino Básico”, bem como os municípios. “Sempre que possível, a participação da escola deve ser mediada pela biblioteca escolar.”

Os prémios a atribuir — oficinas de rádio, desde logo —, distinguem, numa categoria, escolas e municípios da Zona Centro; noutra, os três primeiros classificados no resto do país. Os resultados são divulgados, no dia 17 de fevereiro, nos sites da Rádio Miúdos e da RBE.

A Rádio Miúdos, com emissão exclusivamente online e ouvintes em 176 países e territórios, nasceu em novembro de 2015. Três anos depois, o PÚBLICO lançou, em parceria com ela, um podcast para crianças, o P de Porquê. A ligação ao jornal dura, no entanto, há mais tempo: o blogue Letra Pequena, de Rita Pimenta, tem desde 2016 um programa sobre livros para a infância e juventude na Rádio Miúdos (podcasts podem ser escutados aqui).