ATIVISMO DE CRIANÇAS E JOVENS

“É necessário educar os adultos, as pessoas que nos governam hoje”

Greta Thunberg é o rosto do ativismo pelo clima. Conquistou um lugar de destaque nos media e mobilizou milhares de crianças e jovens que exigem ser ouvidos, implicados e ter voz ativa nas decisões políticas dos líderes mundiais. Ontem, na COP25, foi assinada a Declaração sobre as Crianças, Jovens e a Ação Climática

,Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2019
Foto
SPAIN CLIMATE CHANGE COP25 EPA/KIKO HUESCA

Ontem, dia 9 de dezembro, na 25.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, os governos do Chile, da Costa Rica, das Ilhas Fiji, do Luxemburgo, do Mónaco, da Nigéria, do Perú, da Suécia e de Espanha reuniram-se com jovens ativistas e assinaram a Declaração sobre as Crianças, Jovens e a Ação Climática. O documento, iniciativa da UNICEF, explicita as medidas identificadas pelos mais novos como prioritárias no combate às alterações climáticas. O direito inalienável das crianças a um ambiente saudável, o papel de liderança que estas têm assumido na luta por esta causa, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, o compromisso do Acordo de Paris, a Declaração Global dos Jovens para a Ação Climática são alguns dos fundamentos do compromisso assumido na referida Declaração – envolver as crianças e jovens nas políticas de ação climática, inclusive na tomada de decisões.

Na mesma Conferência, Greta Thunberg, a figura mais mediática da COP25, reconheceu, também, a necessidade de incluir a disciplina de Ciências do Ambiente na matriz curricular dos diversos sistemas educativos, assim como a urgência em “educar os adultos, as pessoas que nos governam hoje”. 

A COP25 decorre em Madrid desde o dia 2 deste mês reunindo decisores políticos de 185 países, técnicos, cientistas e ativistas para uma reflexão conjunta sobre o estado do clima e para definir políticas de combate aos fatores considerados responsáveis pelas alterações climáticas, nomeadamente a redução das emissões de gases com efeito de estufa no planeta. A Conferência termina no dia 13 de dezembro.