LIVRO BRANCO

Literacia transmedia na nova ecologia mediática

Literacia transmedia na nova ecologia mediática apresenta uma nova perspetiva da realidade mediática dos jovens, sustentada em várias formas de investigação e diferentes propostas de intervenção.

Transmedia storytelling
Foto
TÍTULO: Literacia Transmedia na nova ecologia mediática; AUTOR: Carlos A. Scolari; TRADUÇÃO: Joana Fillol / Sara Pereira; DATA: Janeiro, 2018

A tecnologia digital está profundamente enraizada na forma como comunicamos, em especial entre os mais novos. A escola tem revelado dificuldades em compreender e aproveitar estes novos cenários, até porque muitos deles ocorrem em situações informais.

O presente trabalho dedicou-se ao estudo da forma como os jovens, enquanto prosumeurs (simultaneamente produtores e consumidores), usam os media: O que os jovens fazem com os media? e Como é que eles aprendem a usar e a criar com os media?. Para encontrar respostas entraram em campo mais de 50 investigadores de 10 instituições pertencentes a 8 países.

Conscientes de que os jovens estão a usar cada vez mais os media – jogam videojogos, publicam nas redes sociais, descarregam vídeos no Youtube – a análise destas práticas de cultura participativa, dos conteúdos produzidos pelos jovens e das suas aprendizagens informais, muitas vezes invisíveis ou rejeitadas pelos adultos, investigadores ou professores, foi determinante. Deste estudo resultou a elaboração de “um dos mapas mais exaustivos de capacidades relacionadas com a produção, consumo e pós-produção de media já realizados no contexto da cultura transmediática dos jovens”, assim como um Kit do professor – um conjunto de sugestões de atividades de acesso livre, “com alternativas para aplicar e beneficiar das capacidades transmediáticas dos alunos.” Pode ser consultado aqui.