Educação para os media

A linguagem audiovisual em 12 vídeos úteis para alunos que queiram participar no Concurso Media@ção (e não só)

Trabalhos “sob a forma de vídeo, podcast ou técnicas de animação” podem ser entregues até 5 de abril de 2022. Há três hipóteses de tema à escolha.

educacao-media,publico-escola,
Foto
mason kimbarovsky/unsplash

Começa-se pelo princípio, pela criação de uma boa história e pela pesquisa e validação de informação. Depois os conselhos centram-se na parte técnica — planos, ângulos, luz... — e terminam a ocupar-se da questão da cedência dos direitos de imagem, isto é, da autorização para captar e divulgar imagens.

São ao todo 12 vídeos, com uma duração de entre um a dois minutos, criados para servir de apoio a alunos e professores envolvidos no Concurso Media@ção, mas que “podem ser úteis a todos os que se interessam pela linguagem e produção audiovisual e pelo vídeo educativo”.

O pretexto para lembrar a existência deste recurso é o lançamento de mais uma edição do Concurso Media@ção, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela Secretaria-Geral da Presidência de Conselho de Ministros, em parceria com várias entidades.

Destinado a alunos do ensino básico e do secundário “que queiram refletir sobre a sua experiência de uso dos media e dar expressão à sua criatividade”, o Media@ção tem como objetivo “contribuir para fomentar o uso competente, crítico, responsável e criativo dos media como instrumentos de liberdade de informação e de expressão, de cidadania e de bem-estar individual e social”.

Os trabalhos, “sob a forma de vídeo, podcast ou técnicas de animação tais como 2D, 3D ou stop motion”, podem ser entregues até 5 de abril de 2022. Há três hipóteses de tema à escolhas dos participantes: relacionar os media com a liberdade de expressão; com a participação em termos de cidadania, na escola e/ou comunidade; pensar a relação entre diferentes media.

edição anterior do concurso teve como tema “A minha experiência com os media em tempo de pandemia”. Foram recebidos 212 trabalhos, a grande maioria dos quais (173) provenientes do 3.º ciclo/secundário.

“A subida do número de podcasts em relação aos anos anteriores” mereceu destaque dos promotores da iniciativa, bem como “o surgimento, através de estudantes de cursos profissionais e artísticos, de uma linha de trabalhos revelando grande domínio da linguagem audiovisual, uma vertente mais experimental e mensagens de cariz mais metafórico, poético ou mesmo filosófico”.