Até 31 de março

Jovens criativos: o Cinedita quer ver as vossas curtas-metragens

Festival de Curtas de Arganil está de volta, inspirado no universo da saga “Velocidade Furiosa”. Inscrições abertas.

educacao-media,publico-escola,
Foto

Chegou o “momento aguardado” pela comunidade escolar de Arganil, mas também por “alunos e professores de outras escolas”: estão abertas as inscrições para a 8.ª edição do Cinedita, festival de curtas dinamizado pelo Curso Profissional Técnico de Multimédia do Agrupamento de Escolas de Arganil. Procuram-se “jovens criativos do ensino secundário, profissional e superior” que queiram partilhar com o mundo as suas curtas-metragens e vê-las projetadas num grande ecrã.

Podem ser inscritos até ao dia 31 de março, no site do do Cinedita, filmes que se enquadrem nas categorias de Animação, Documentário, Experimental e Ficção. Há um prémio de 400 euros para a melhor curta do festival e outro de 150 para cada categoria.

O festival, que começou por ser um desafio interno, lançado aos alunos de multimédia, logo se tornou uma proposta aberta ao exterior. Bárbara Almeida, uma das docentes responsáveis pela organização do Cinedita, conta que tem sido “surpreendente” o número de candidaturas recebidas: de 20, na primeira edição, já chegaram a 60, no ano passado.

“Um orgulho” para a comunidade

Os alunos são “os protagonistas” deste festival, já que são eles que organizam e promovem o Cinedita. Para os do Curso Profissional Técnico de Multimédia, é “um orgulho” chegar à semana da gala de entrega de prémios e ver a concretização do trabalho que desenvolveram com os colegas de Mecatrónica e Turismo. Foi também esse entusiasmo que no ano letivo 2021-22 levou a turma do 10.º F a participar no concurso “Vamos Fazer um Plano”, dinamizado pelo PÚBLICO na Escola e pelo Plano Nacional das Artes, com um trabalho sobre o festival — trabalho esse que lhes permitiu integrar o grupo dos vencedores.

Na edição do ano passado, de que falaram no plano que fizeram em turma, o tema que servia de inspiração era o estúdio de animação Dream Works. Este ano, o mote para a promoção do Cinedita vem da saga “Velocidade Furiosa”, que passou por Portugal nas gravações do mais recente filme. “É um universo que os alunos conhecem bem”, diz a professora Bárbara Almeida.

Este projeto “tem expressão no próprio agrupamento” através da promoção de oficinas e sessões de cinema dirigidas a estudantes do pré-escolar ao ensino secundário, mas também se sente na vila de Arganil. A docente responsável conta que, “apesar de não estar muito longe de Coimbra, [Arganil] é uma zona mais rural e a própria comunidade aguarda pelo Cinedita”.

As curtas selecionadas pelo júri serão transmitidas no Auditório Municipal da Cerâmica Arganilense.