Educação para os Media

O jornal como recurso para “lidar com opiniões diferentes da nossa”

Ação de formação para professores do PÚBLICO na Escola, em parceria com o Plano Nacional das Artes. Sessão está disponível online.

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Adriano Miranda, fotojornalista no PÚBLICO há 25 anos, foi um dos intervenientes na sessão

O auditório do PÚBLICO, em Lisboa, recebeu na quinta-feira, dia 9 de março, a formação “O jornal como recurso pedagógico II” — segunda edição de um evento dirigido a professores, preparado pelo PÚBLICO na Escola em parceria com o Plano Nacional das Artes (PNA). A sessão foi transmitida e disponibilizada online.

“Há algo que nos parece determinante nesta relação com o jornal, e do jornal como ferramenta pedagógica, que é o desenvolvimento do pensamento crítico”, disse Paulo Pires do Vale, comissário do PNA, na abertura do evento. E esse pensamento crítico, sublinha, desdobra-se em vários pontos: “A possibilidade de pensar criticamente, de ler opiniões distintas, de lidar com opiniões diferentes da nossa e não ter medo de dar a nossa.”

Ao longo de três horas, professores de todo o país puderam assistir às comunicações de Paulo Pires do Vale; Manuel Carvalho, diretor do PÚBLICO; Luísa Gonçalves, professora e coordenadora do PÚBLICO na Escola; Adriano Miranda, fotojornalista do jornal; e Bárbara Simões, jornalista e coordenadora do PÚBLICO na Escola. A formação contou com cerca de 380 inscrições.

Luísa Gonçalves fez uma apresentação sobre a proximidade entre a educação e o jornalismo, na qual destacou a importância de ouvir os mais novos. Além de apresentar os recursos pedagógicos do PÚBLICO na Escola que propõem que se utilize o jornal como recurso pedagógico, e ferramentas para pensar e questionar o mundo, lançou algumas pistas sobre os elementos necessários à criação de um jornal escolar.

“Um grande jornal escolar tem de ter jovens fotógrafos”, disse Adriano Miranda na sua intervenção. O fotojornalista do PÚBLICO, que também começou num jornal escolar, convidou os professores a entrar numa viagem pela história da fotografia — a oficial, histórica, e a sua, pessoal — e reforçou a importância das imagens num jornal. “Nunca pensem que o papel da Fotografia é ilustrar…” Aproveitou também para munir professores e jovens jornalistas com dicas para respeitarem as regras dos direitos de autor.

Depois da teoria, um foco na prática. Bárbara Simões apresentou o TRUE, novo projeto que junta o PÚBLICO, a Universidade de Aveiro e a MOG e que consiste numa ferramenta (um backoffice) que permite a alunos e professores criar os seus jornais escolares digitais. “A nossa preocupação foi dar resposta a uma preocupação de que nos davam conta”, explicou. De momento, o TRUE encontra-se numa fase de testes, mas em breve será de acesso livre e gratuito, através de inscrição.

A sessão terminou com uma apresentação do concurso “Vamos fazer um plano”, mais uma parceria entre o PÚBLICO na Escola e o PNA. Com as inscrições prestes a terminar (a data limite é 31 de março), Paulo Pires do Vale e Bárbara Simões revisitaram a primeira edição do concurso e o caderno especial, que dele resultou, publicado no final de julho de 2022. Juntaram-se, através de um vídeo gravado por antecipação, professoras e alunas que participaram nessa edição, com o seu testemunho na primeira pessoa.

“O jornal como recurso pedagógico II” dá continuidade à formação “O jornal como recurso pedagógico”, que decorreu em novembro de 2021 e também pode ser revista online.