Literacia mediática

Fazer um jornal, identificar “notícias falsas”, usar o TikTok em segurança

Quem quiser participar nos desafios divulgados pela iniciativa “7 Dias com os Media” pode fazê-lo e enviar o resultado até ao próximo dia 20

,Mídia de massa
Foto
ETIENNE LAURENT/LUSA

No calendário, os “7 Dias com os Media” terminaram no último sábado, 9 de maio. Já as propostas de atividades este ano reunidas pela iniciativa não só não expiraram como continuam online e a convidar à participação. Há desafios para todos os gostos. Aproveitar estes dias em casa para começar a fazer um jornal, identificar “notícias falsas” ou aprender a usar o TikTok em segurança são alguns deles. Quem, além de experimentar, quiser mostrar o resultado pode fazê-lo até ao próximo dia 20 (através do e-mail: 7diasmedia@gmail.com).

Foto

“Sem sair de casa”, a edição deste ano dos “7 Dias com os Media” abriu com um debate online, sobre liberdade de expressão e literacia mediática. Nele participaram dois secretários de Estado (Nuno Artur Silva, do Cinema, Audiovisual e Media, e João Costa, Adjunto e da Educação); Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027; Manuel Carvalho, diretor do PÚBLICO; e João Martins, embaixador da juventude no projeto Better Internet for Kids.

“7 Dias com os Media” é uma iniciativa lançada anualmente pelo GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática). O PÚBLICO é parceiro, através do PÚBLICO na Escola.