literacia mediática

O Concurso Nacional de Jornais Escolares em dez perguntas e respostas

O PÚBLICO na Escola resume os pontos essenciais, esclarece dúvidas e recorda prazos.

jornais-escolares,publico-escola,
Foto

1. Qual a primeira data a ter em conta na edição de 2020-21 do Concurso Nacional de Jornais Escolares?
Esta é mesmo importante: 31 de março, dia em que terminam as inscrições (o formulário pode ser preenchido aqui). 

2. As duas edições requeridas para participar no concurso também têm de estar concluídas até ao final de março?
De maneira nenhuma. O concurso diz respeito a todo o ano letivo — e esse é também o horizonte de edição dos jornais a apresentar.

​3. Em que altura são enviados os jornais?
As publicações a concurso são enviadas, para as moradas indicadas no regulamento (consultar aqui), entre os dias 1 de junho e 10 de julho de 2021. A receção dos materiais é sempre confirmada pela organização do concurso.

4. Vale a pena mandar mais do que duas edições, caso existam?
Não, não vale mesmo a pena. São enviadas a concurso e apreciadas pelo júri apenas duas edições de cada publicação. Se uma escola remeter mais do que isso, será contactada, para que selecione duas. Só então ficará concluído o envio de materiais.

5. Quais são os prémios?
Existem oito prémios, no valor total de 8000 euros. Os prémios por categoria de participação distinguem o melhor jornal de agrupamento e o melhor jornal de escola (um primeiro prémio de 2000 euros e um segundo, de 1000, em cada uma das categorias). Três dos quatro prémios especiais de 500 euros são atribuídos aos melhores trabalhos de ciência, de reportagem e ao design gráfico; e um quarto, o Prémio Incentivo, inclui ainda um workshop “Como fazer um jornal”.

6. Um jornal em papel publica, neste ano letivo, um número em suporte digital. Pode concorrer com os dois formatos?
Sim. Enviam por correio a edição impressa e por email o número publicado em suporte digital. As moradas estão indicadas no regulamento.

7. As revistas também podem participar?
Sim, podem, tanto em formato digital como em papel. O que se exige a todas as publicações é a existência de pelos menos duas edições durante o ano letivo 2020-21.

8. As escolas privadas estão incluídas no concurso?
Sim.

9. E as escolas profissionais?
Também. O concurso destina-se a todos os agrupamentos de escolas e todos os estabelecimentos de ensino dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário do continente, regiões autónomas e comunidades portuguesas no estrangeiro.

10. Se surgir uma dúvida, como esclarecê-la?
Encaminhando-a para o email: publiconaescola@publico.pt

PÚBLICO na Escola é um projeto de educação para os media do jornal PÚBLICO, em parceria com o Ministério da Educação e com o apoio da Fundação Belmiro de Azevedo (através do EDULOG).