Ensino básico

O concurso “Canção à espera de palavras” em dez perguntas e respostas

Mário Laginha compôs a música, na escola as crianças encarregam-se da letra. Envolvê-las em projetos artísticos e musicais criativos e interdisciplinares é o que se pretende. As candidaturas estão a decorrer.

educacao-media,publico-escola,
Foto

1. Qual a data limite para participar no concurso “Canção à espera de palavras”?
Dia 14 de maio de 2021. É quando termina o prazo de candidatura. O regulamento do concurso está aqui

2. Como posso conhecer a canção para a qual vão ser criadas as letras?
A canção de Mário Laginha está disponível na plataforma digital Cantar Mais, onde se encontram também recursos de apoio à sua aprendizagem e à criação de uma letra.

3. As escolas privadas podem concorrer?
Sim. Podem participar no concurso turmas dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos do Ensino Básico, de agrupamentos ou escolas públicas ou privadas.

4. Que materiais é preciso enviar?
Os materiais obrigatórios são a letra da canção e o link de uma gravação áudio ou vídeo com a turma a cantá-la.

5. Podemos cantar em inglês?
Não, só são permitidas letras em português.

6. Quem é responsável pelo envio da letra e da gravação?
O professor/a da turma e o coordenador/a de escola ou departamento.

7. A gravação da canção também conta para a classificação em concurso?
Não. A gravação é obrigatória para validar a participação no concurso, mas o único material avaliado pelo júri é a letra da canção.

8. Como enviamos a letra e a gravação?
Através da página da APEM, de forma muito simples. A letra segue num documento de texto e é submetida online no campo próprio. Quanto à gravação, o ficheiro é apenas indicado através de um link, pelo que os concorrentes devem criar um local onde a alojam, gerando depois o link para a sua visualização e audição.

9. Quantos prémios existem?
Há um prémio para cada categoria: a categoria A, que corresponde a turmas dos 3.º e 4º anos de escolaridade; e a categoria B, para turmas dos 5.º e 6º anos.

10. O que é o prémio?
A publicação da canção no Cantar Mais, um diploma da turma, um sistema de som para a escola/turma e uma assinatura digital do PÚBLICO por um ano.

O concurso “Canção à espera de palavras” é organizado pela Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM). Conta com o apoio do PÚBLICO na Escola, um projeto de literacia mediática do jornal PÚBLICO.