PROPOSTA DE ATIVIDADES

A música, o mundo e os jovens

De volta a Billie Eilish, desta vez para nos debruçarmos sobre a influência da música e dos seus atores na sociedade, mais concretamente no público jovem.

sugestoes-atividades,aprender-publico,publico-escola,portugues,musica,ensino-secundario,
Foto
Ricardo Lopes
Imprimir

Vitor Belanciano descreve-nos a entrada de Billie Eilish em palco: “Ela chegou, como sempre com um visual andrógino, T-shirt larga, ténis num pé e no outro bota, acompanhada de dois músicos – o irmão Finneas, nos teclados, baixo e guitarra, e um baterista. Quando começaram a tocar Bad guy a casa veio abaixo, com uma vibração electrizante, com muitos pais a esta hora a pensarem o que é que lhes terá escapado nos últimos tempos.” Esta capacidade mobilizadora tem sido “aproveitada” pelos músicos para divulgar mensagens que assumem um grande mediatismo, tanto pelo imenso público que atraem, como pelo seu impacto. São múltiplos os exemplos de músicos que assumem posições públicas sobre questões sociais e políticas, usando os diversos meios de que dispõem. Para além da música e das letras das suas canções, a sua imagem, a linguagem dos seus vídeos, a performance nos concertos, a comunicação com os fãs, transportam mensagens com uma capacidade de difusão que mais nenhuma forma artística consegue igualar - com proporções muito maiores quando falamos de um público jovem.

Destinatários: Alunos do ensino secundário.

Disciplina: Cidadania e Desenvolvimento/ Inglês/ Música (ensino articulado)/ História.

Pré-requisitos: Leitura do texto de Vítor Belanciano publicado no ípsilon (Jornal PÚBLICO) no dia 5 de setembro de 2019; Pesquisa em diferentes fontes, verificando a sua credibilidade e referenciando-as de forma adequada.

Material: Texto de Vítor Belanciano Dah! Mas quem é que não conhece Billie Eilish? publicado no PÚBLICO; Lista de canções de Billie Eilish; Dispositivo áudio para reprodução; Materiais para pesquisa.

Duração das atividades: Deixamos ao critério do professor a gestão do tempo, de acordo com os recursos de que dispõe e as caraterísticas de cada turma.

Objetivos

  • Reconhecer as especificidades e as intencionalidades das diferentes manifestações culturais;
  • Identificar e discutir modelos de referência do mundo mediático para os jovens;
  • Problematizar o conceito de fãs;
  • Identificar expressões, gestos e roupas, por exemplo, que entraram na moda por terem sido usadas por um ídolo, indicando as causas de tal sucesso.

Antes da leitura do texto

  • Ouvir uma música da cantora, à escolha dos alunos;
  • Solicitar a justificação da escolha;
  • Referir a importância da música no quotidiano dos alunos;
  • Partilhar a experiência de pertencer a um clube de fãs;
  • Opinar sobre o conceito de fã.

Leitura

  • A partir do texto, iniciar um diálogo como os alunos sobre a importância da música nas grandes questões da atualidade. Por exemplo: De que forma a música contribui para o exercício da cidadania? ​Qual o público mais recetivo às suas mensagens? Que diferentes meios os músicos utilizam para comunicar? Sentem-se influenciados pelos músicos de quem gostam? De que forma?

Depois da leitura

  • Lançar o seguinte desafio: pesquisar informação sobre músicos que tenham exercido a sua influência em problemas sociais e/ou políticos;
  • Apresentar o resultado de pesquisa, utilizando um meio à sua escolha.

Avaliação

  • Pelo envolvimento durante todo o processo;
  • Pela capacidade argumentativa e crítica demonstrada durante o diálogo;
  • Pelas capacidades de pesquisa, de síntese e criatividade reveladas na exposição do trabalho final.

Mais recursos

https://www.publico.pt/2019/10/02/p3/video/discurso-de-greta-musica-heavy-metal-lucros-greenpeace-20191002-103425

Nota: O Jornal PÚBLICO não é escrito segundo o acordo ortográfico de 1990.

 

Texto de Vítor Belanciano publicado no PÚBLICO, no dia 5 de setembro de 2019.