Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Gibraltar foi finalmente declarado cidade. Aconteceu esta semana. Mas já havia um documento que lhe atribuía esse estatuto desde 1842. A descoberta foi feita através da investigação dos Arquivos Nacionais, durante o Jubileu de Platina da rainha Isabel II.
Região está no centro de actividade militar aumentada e tensão com a guerra na Ucrânia. É um exemplo de maior cooperação entre a Rússia e a China. Com o aquecimento global, a região está a tornar-se mais acessível e países competem pela exploração de recursos incluindo petróleo.
Um estudo chegou a classificar a primeira auto-estrada montenegrina como a mais cara do mundo por quilómetro.
Construídas na década de 1950 pelo Exército dos Estados Unidos, as Torres Begich são hoje habitadas por 280 pessoas, ou 85% da população de Whittier. A saída para a cidade mais próxima faz-se por um túnel que encerra ao fim da noite; mas os moradores podem fazer compras – e ir à escola ou à missa – sem saírem do complexo.
O mais baixo nível de água registado em 100 anos no segundo maior rio da Europa revelou mais de duas dezenas de cascos de embarcações nazis junto à vila sérvia de Prahovo. Governo diz que contêm mais de 10 mil explosivos.
A estância Afriski, nas montanhas Maluti, está 3000 metros acima do mar. O pequeno enclave é constituído por 80% de regiões montanhosas e recebe milhares de turistas durante os meses frios.
Comunidade judaica do arquipélago ganha o primeiro representante religioso judaico permanente, num território que discriminou judeus durante muito tempo.
Arquipélago no Pacífico atingido com o primeiro surto do coronavírus, com mais de mil novos casos registados diariamente. Autoridades acreditam que a taxa de vacinação de 70% e o número reduzido de óbitos até ao momento não justificam confinamentos.
Investigação da London School of Economics conclui que os projectos luxuosos no arquipélago africano estão a ser feitos à custa da retirada forçada dos mauricianos com menos meios dos terrenos de construção. “É uma forma de recolonização”, diz autora.
Para permitir notificações, siga as instruções: