TAP pede a passageiros que cheguem ao aeroporto de Lisboa 4 horas antes do embarque

Operações aéreas dos aeroportos dos Açores, Funchal, Porto Santo e Faro estão "a decorrer normalmente". Em Lisboa há voos com atrasos até uma hora.

Foto
ANA admite que a greve possa afectar o processamento de passageiros nos aeroportos nacionais Daniel rocha/PÚBLICO

No aeroporto de Lisboa, "as filas para o controlo de segurança têm um tempo de espera significativo" e "há alguns voos com atraso entre meia e uma hora", situação que "deverá manter-se pelo menos até à troca de turno" destes trabalhadores, o que acontece às 16h00. A informação foi prestada à Lusa por fonte oficial da ANA - Aeroportos de Portugal no dia em que os trabalhadores da Prosegur e da Securitas, que asseguram o raio-x da bagagem de mão e o controlo dos passageiros e também dos trabalhadores dos aeroportos, cumprem uma paralisação de 24 horas ao trabalho extraordinário.

A TAP apelou hoje aos passageiros para chegarem com maior antecedência do que o habitual aos aeroportos portugueses, recomendando que, nos casos dos que têm voos a partir de Lisboa, cheguem quatro horas antes do embarque, devido à greve dos trabalhadores de segurança.

Numa nota de imprensa divulgada esta sexta-feira, A ANA recomenda aos passageiros com voos agendados para hoje para que se dirijam aos aeroportos com "uma antecedência superior à habitual", admitindo que "é previsível que o processamento de passageiros nos aeroportos nacionais sofra constrangimentos.”

Esta paralisação de 24 horas foi marcada após mais de nove meses de negociações entre o sindicato e a Associação das Empresas de Segurança (AES) para a celebração de um novo contrato colectivo de trabalho.

O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) Fernando Henriques disse recentemente à Lusa que "os trabalhadores destas duas empresas são responsáveis pela segurança de cerca de 40 milhões de passageiros que, por ano, passam pelos aeroportos portugueses".

O sindicalista alertou que, "com as condições em que trabalham, mais tarde ou mais cedo", podem existir "problemas graves", considerando que "é altura de olhar com atenção para esta questão".

Sugerir correcção
Ler 4 comentários