Paquete de Oliveira é o novo provedor do leitor do PÚBLICO

Jornalista, académico e investigador assume funções em Dezembro.

Foto
Paquete de Oliveira Daniel Rocha

José Manuel Paquete de Oliveira é o novo provedor do leitor do PÚBLICO. Assume funções a 1 de Dezembro, mantendo o contacto habitual com os leitores através do email provedor@publico.pt e dos endereços do jornal. Escreverá a sua crónica semanal ao domingo.

Madeirense, casado e pai de dois filhos, Paquete de Oliveira é doutorado em Sociologia da Comunicação e da Cultura pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), através da Universidade Técnica de Lisboa (1989). Licenciou-se em Ciências Sociais - ramo Sociologia - na Universidade Gregoriana, PUG, de Roma, Itália, em 1973.

Quando foi indigitado provedor do Telespectador da RTP, em 2006, era professor no ISCTE e vice-presidente da instituição, onde coordenava o curso de mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação. Hoje presidente do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior, Paquete de Oliveira foi chefe de redacção do diário Jornal da Madeira (1960-69) e director do Diário de Notícias do Funchal (1974-1976). Quando se mudou para Lisboa, em 1976, ingressou de imediato na vida académica. Deu aulas no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e no ISEG. Entre 1978 e 2006 foi docente no ISCTE.

Autor e co-autor de vários livros sobre media, Paquete de Oliveira participou em muitos projectos de investigação científica internacional sobre comunicação social. Foi colaborador permanente do Expresso, do Diário de Lisboa e do Jornal de Notícias e membro do Conselho Consultivo do Instituto Civil de Autodisciplina da Publicidade (ICAP). E foi provedor do Telespectador da RTP entre 2006 e 2011.

Sugerir correcção
Comentar