Foto de Istambul torna-se viral como sendo da manifestação em Lisboa

Foto
A fotografia que circulou neste sábado é de uma "manif" na Turquia DR

Uma fotografia que mostra uma rua larga apinhada de gente circulou nesta tarde pelas redes sociais como sendo dos protestos em Lisboa. A imagem, porém, é de Janeiro de 2012 e foi tirada numa manifestação em Istambul.

O protesto aconteceu em Janeiro, por ocasião dos cinco anos sobre o assassinato de um jornalisto turco-arménio chamado Hrant Dink, como se pode comprovar no blogue The TurkEU Blog.

A justiça turca tinha recentemente condenado três pessoas pelo homicídio, mas estas tinham sido absolvidas das acusações de crime organizado, motivando o descontentamento que culminou naquela manifestação. 

De acordo com a BBC, a manifestação reuniu então "pelo menos 20 mil pessoas". Neste sábado à tarde, porém, sem que se percebesse a origem da sua utilização, a imagem em causa começou a circular no Twitter e no Facebook como sendo referente à manifestação de Lisboa, promovida pelo movimento Que se Lixe a Troika.

Acreditando na informação que lhes estava a passar pela frente, diversos utilizadores repassaram a foto com textos que, algumas vezes, se pautavam pelo elogio à adesão dos portugueses e até pela solidariedade em relação ao objectivo do protesto luso, que era contra as políticas de austeridade.

Sugerir correcção
Comentar