Estudo Idosas que bebem café perdem menos memória, revela investigação

Um estudo científico realizado por uma equipa de cientistas portugueses e franceses revelou que as mulheres idosas que consumiam mais de três chávenas de café ou chá por dia mostraram menos perda de memória do que as que tomavam apenas uma, um efeito não verificado nos homens.A investigação debruçou-se sobre o efeito da cafeína em 4197 mulheres e 2820 homens de três cidades francesas que, durante quatro anos, foram sujeitos a vários testes para avaliar o seu desempenho cognitivo. Concluiu-se que as propriedades psicoestimulantes da cafeína parecem reduzir o declínio cognitivo nas mulheres sem demência, especialmente nas mais idosas. Porém, o mesmo não se verificou nos homens, aparentemente porque assimilam a cafeína de forma diferente.
Um dos investigadores que participaram no estudo foi o neurologista português Alexandre Mendonça, que está a organizar um encontro, hoje e amanhã, em Lisboa, onde especialistas internacionais vão debater A Cafeína e o Cérebro. Citado pela agência Lusa, Alexandre Mendonça diz que se confirma "o efeito protector da cafeína no Alzheimer e Parkinson, mas não se sabe se tem efeito noutras doenças degenerativas". Apesar de a cafeína poder ser protectora das células nervosas, o neurologista alerta que o consumo em excesso pode ser nocivo.
Segundo o programa Café e Saúde, implementado em Portugal pela Associação Industrial e Comercial do Café, 80 por cento dos portugueses ingerem diariamente café. Este programa é também o promotor da Reunião Internacional do Alzheimer, que irá procurar divulgar a evidência científica disponível quanto à relação entre café e risco de doença de Parkinson e o papel que pode desempenhar enquanto facilitador da actividade física e intelectual. Procurará ainda sustentar a relação entre consumo regular de café e a prevenção da doença de Alzheimer.
O discurso do Presidente da República no 10 de Junho, dedicado às Forças Armadas, mereceu fortes elogios de representantes dos ex-combatentes, com os presidentes da Liga dos Combatentes e da Federação Nacional de Combatentes do Ultramar a verem na mensagem um "sinal de esperança". Ambos falavam à margem do I Congresso de Combatentes, que ontem decorreu em Lisboa e onde se pediu que os tempos de serviço militar simples e bonificado contem integralmente para a reforma, bem como apoios sociais adequados à sua realidade.
O Ministério da Educação não quer desculpas dos alunos para faltar aos exames nacionais que arrancam terça-feira e fez ontem uma série de recomendações: na véspera guardem na carteira um documento de identificação com fotografia, verifiquem a hora da prova, imprimam o calendário de exames e vejam se têm todo o material necessário à realização da prova. No dia, preencham de forma clara e completa o cabeçalho, leiam a prova toda e as cotações máximas de cada pergunta antes de responder, façam caligrafia legível, controlem o tempo e no final releiam o que fizeram. Tudo em www.gave.min-edu.pt.
O presidente da Comissão Galega do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, José Luís Fontela, pediu asilo político ao Governo português, como primeiro passo para pedir a nacionalidade portuguesa. "Quero liberdade", disse à agência Lusa o advogado, poeta e escritor, acusando os serviços de informação espanhóis de "controle de correspondência" e "sequestro de livros". Fontela, natural da Galiza, vive em Portugal "desde 1992" e conta que desde os nove anos lhe chamam "separatista", por ser republicano e defender o Português como língua oficial e nacional da Galiza.

Quatro instituições de ensino superior portuguesas receberam ontem selos europeus de qualidade da União Europeia em reconhecimento dos seus esforços no sentido de facilitar aos estudantes a possibilidade de estudar no estrangeiro. As universidades de Aveiro, do Minho, Técnica de Lisboa e o Instituto Politécnico de Tomar estão entre as 65 instituições de ensino superior de 16 países europeus que demonstraram "excelência" na aplicação do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos e do Suplemento ao Diploma.
Ainda não comemorou a eleição oficial do terceiro eurodeputado e já abriu a pré-campanha para as eleições legislativas. O Bloco de Esquerda lançou esta semana uma nova vaga de outdoors e mupies, pedindo a resolução urgente da situação dos 200 mil desempregados que não têm direito a subsídio de desemprego nem qualquer tipo de apoio social. Mas há outras reivindicações de temas prioritários que o BE trará para
as ruas em breve: políticas e ajudas para aumentar o consumo
das famílias mais pobres, bem como o aumento das pensões
de reforma.
O Presidente norte-americano assinalou anteontem o Dia de Portugal numa mensagem em que enalteceu Luís de Camões e Os Lusíadas, assim como a "larga e firme amizade" entre os Estados Unidos e Portugal. Obama referiu-se igualmente à contribuição dos norte-americanos de origem portuguesa na construção dos EUA. Vive ali um milhão de portugueses. "É importante que Camões, que viveu entre 1524 e 1580, seja conhecido, sobretudo pelo seu poema épico Os Lusíadas, um tributo à época dourada
da exploração e dos Descobrimentos portugueses", afirmou.

Sugerir correcção